Páginas

15 de outubro de 2017

ALGUNS ALIMENTOS PODEM TER UM IMPACTO REAL NA SAÚDE MENTAL

Goste ou não, estamos no meio do que alguns especialistas chamam de crise da saúde mental.

Estatísticas recentes revelaram que uma em cada quatro pessoas no Reino Unido são diagnosticadas com algum tipo de problema mental, todos os anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há 300 milhões de pessoas ao redor do mundo, sofrendo com a depressão.

Embora muitas pessoas assumam que a única forma de tratar uma doença mental é a terapia aliada à medicação, sua dieta pode ter um impacto muito grande no seu bem-estar mental.

Recentes evidências revelaram que a uma boa nutrição é essencial para a saúde mental e que alguns problemas mentais, como a depressão e a ansiedade, podem ser influenciados e controlados por fatores dietéticos.

De acordo com a Mental Health Foundation, cerca de dois terços das pessoas que não lidam diariamente com problemas de saúde mental consomem frutas frescas ou suco de frutas todos os dias, comparados com mais da metade daqueles que sofrem com problemas mentais.

Enquanto isso, aqueles que relatam algum nível de problema mental, consomem menos alimentos saudáveis (frutas e vegetais, alimentos orgânicos e refeições feitas em casa) e mais alimentos ruins para a saúde (chocolate, refeições pré-prontas, frituras e fast-food).

“A dieta desempenha um papel importante na forma como nos sentimos”, diz Stephen Buckley, líder de uma instituição de caridade e saúde mental chamada Mind. “Além de escolher melhor o que você deve comer, a quantidade de refeições também faz diferença. As flutuações nos níveis de açúcar no sangue estão ligadas a mudanças na energia e no humor. É mais fácil falar do que fazer, mas ter uma dieta balanceada (e fazer 30 minutos de exercícios físicos 5 dias por semana) é a melhor forma de preservar sua saúde mental”.

Então, em homenagem, vamos mostrar quais são os melhores alimentos para ajudá-lo na manutenção da sua saúde mental.

Ovos
“Ovos são uma grande fonte de proteína que se quebram no corpo e formam aminoácidos. Esses são usados para auxiliar os neurotransmissores que ajudam a manter o seu humor em equilíbrio

Nozes e Sementes
Ambos são ótimos lanches para as suas tardes (pergunte à Victoria Beckham!), mas muitos não sabem que esses alimentos também podem melhorar seu humor. “Nozes e sementes são uma ótima fonte de proteína que se quebra em aminoácidos no seu corpo.

Chocolate amargo
Não consegue abandonar o chocolate? “Novas pesquisas comprovam que comer uma barrinha de chocolate amargo todos os dias pode aliviar o estresse emocional”. “Esses efeitos positivos se devem à grande quantidade de antioxidantes chamados flavonoides.

Iogurte naturalTodos sabemos que os probióticos são ótimos para nossa saúde intestinal, mas eles também podem influenciar positivamente o nosso humor. “Isso pode parecer estranho, mas os seus intestinos são como um segundo cérebro”. “Ainda mais estranho do que isso é que 90% da serotonina do corpo está localizada nos intestinos e apenas 10% no cérebro.

Peixes Peixes realmente podem colocar um sorriso no seu rosto, por mais de um motivo. “As gorduras saudáveis, especialmente aquelas encontradas em óleos de peixe, com o ômega 3, são essenciais para a saúde mental. No fim das contas, nosso cérebro é 60% gordura. Estudos mostraram que o aumento dos níveis de ômega 3 no sangue está relacionado com um aumento na produção de serotonina. Isso ocorre pelo fato de que as gorduras ômega 3, estão envolvidas na construção de pontos receptores de serotonina”.

Bananas
A serotonina também é conhecida como o hormônio da felicidade, então faz sentido consumir alimentos ricos em serotonina, como as bananas. “Aumentar os níveis de serotonina no corpo melhora nosso humor”. Não gosta de bananas? Kiwis, ameixas, tomates e nozes também são boas alternativas.

Dica: tome um pouco de chá verde junto com seus alimentos
“O chá verde é ótimo para melhorar o humor. Ele contém um pouco de cafeína, o que ajuda a te dar uma levantada, mas também contém um aminoácido chamado tiamina”, explica Shona. “A tiamina possui um efeito relaxante e pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse mental, potencialmente aumentando seus níveis de serotonina, dopamina (responsável pelos sistemas de prazer e recompensa do cérebro) e do ácido GABA (ácido gamma-aminobutírico), que possui um efeito relaxante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário