Páginas

16 de agosto de 2017

MP DENUNCIA GEDDEL POR TENTAR OBSTRUIR DELAÇÃO DE LÚCIO FUNARO

O Ministério Público Federal apresentou à Justiça denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ex-titular da Secretaria de Governo de Michel Temer. Ele é acusado de obstruir a justiça e tentar barrar as negociações para a delação premiada do operador financeiro Lúcio Funaro.

Funaro é considerado um homem-bomba para políticos do PMDB por conhecer como poucos os meandros do funcionamento da organização criminosa que atua em esquemas ilícitos na Caixa Econômica e no Fundo de Investimento do FGTS. Ele tenta fechar um acordo de delação que promete escancarar sua atuação como operador financeiro do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de políticos peemedebistas em esquemas criminosos, intermediando interesses de empresas dispostas a pagar propina para ter seus interesses atendidos.

De acordo com o MP, Geddel, que sabia do poder de fogo de Funaro, atuou deliberadamente para dificultar e atrasar as investigações de crimes praticados por empresários, empregados públicos com ingerência na Caixa e no FGTS, agentes políticos e operadores financeiros. A principal estratégia de Geddel para travar as investigações, disse o Ministério Público, foi atuar para constranger Lúcio Funaro e impedir que ele fechasse um acordo de delação.

Embora não tivesse proximidade com a esposa de Funaro, Raquel Pitta, Geddel passou a telefonar recorrentemente a ela, sondando sobre a disposição do operador de revelar o que sabe às autoridades. De 1º de junho de 2016, data de prisão de Funaro, a 3 de julho de 2017, quando o próprio Geddel foi detido por ordem da justiça, as sondagens de Geddel foram frequentes. De maio a junho deste ano, foram 17 contatos telefônicos em 19 dias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário