Páginas

18 de agosto de 2017

A QUEM INTERESSA A SAÍDA DAS IRMÃES DO ABRIGO PEDRO GURGEL

O abrigo Pedro Gurgel localizado no bairro Paraíba em Caicó, completou neste dia 17/08- 68 anos de existência.

A data está sendo comemorada com muita tristeza porque estão tirando as irmães que administram o abrigo, algumas delas com dedicação a mais de 50 anos.

Nesta quinta-feira, 18/08, escutei um entrevista concedida por, Don Antônio Carlos Cruz dos Santos, bispo de Caicó, ao programa da jornalista Gláucia Lima e da radialista, Suerda Medeiros, na FM do povo, onde ele relatou essa situação como se as freiras do abrigo estivessem entregando seus cargos, ou mesmo pedindo parar sair.

Pelo que eu tomei conhecimento, isso não condiz com a realidade. De fato, elas estão sendo obrigadas pela Congregação São Vicente de Paulo, Filhas da Caridade, a qual elas pertencem, a deixar a cidade de Caicó e retornarem para Recife, onde fica a sede da instituição católica, e por consequência deixarem também o Abrigo Pedro Gurgel.

Dom Antônio, destaca como um dos fatores a questão da idade das irmães. Dom Antônio, se a questão hora em discussão, fosse a idade das freiras, o papa Francisco não poderia mais comandar a Igreja no mundo pela idade que tem, no entanto, ele comanda, e ele é muito mais velhos do que as freiras que tomam conta do Abrigo Pedro Gurgel, com exceção da irmã Lúcia.

Dom Antônio também colocou que essa decisão é de caráter irreversível: Como vivemos em um país que muitos dizem ser democrático, estaria a nossa querida igreja católica usando métodos autoritários religiosos para com os seus membros.? Espero que não.

Então vamos participar do abaixo assinado pela permanência das irmães no Abrigo. Vamos formar uma comissão com representantes da sociedade caicoense, dos moradores do Bairro Paraíba, local onde fica o abrigo, OAB, do poder Judiciário, da Câmara Municipal, o, Prefeito de Caicó Róbinson Araújo,( Batata), deputados da cidade a imprensa e justos vamos a Recife lutar pelas irmãos para que possam continuar com seu trabalho junto ao Abrigo Pedro Gurgel.

Tirar irmã Lúcia do Abrigo Pedro Gurgel é simplesmente condena-la a morte. Ali está toda sua vida são mais de 60 anos dedicados com muito amor e carinho aquela instituição e aos idosos que ali convivem. Retirar irmã Lúcia do Abrigo, é sem dúvida um ataque á sua integridade física, é uma falta de respeito a todo trabalho desenvolvido até hoje não só por ela mais, por todas as freias que por ali passaram e que hoje estão para manter esse abrigo funcionando. O abrigo nada mais é do que o próprio habitar de irmã Lúcia. Respeitem os mais 90 anos de irmã Lúcia

Quando Dom Antônio demonstra estar de acordo com a retirada das freiras do abrigo, passa pra mim a impressão de que realmente ele não tem conhecimento do trabalho que essas freiras realizaram até esse momento não só pelo Abrigo, mais também, pelas pessoas carentes do bairro Paraíba. Afinal respondam, a quem interessa essa mudança no Abrigo Pedro Gurgel...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário