Páginas

26 de junho de 2017

ESCOVA PROGRESSIVA PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS A SAÚDE

Uma das queridinhas entre os adeptos em manter os fios de cabelo lisos, a escova progressiva pode causar sérios danos à saúde. O vilão, que pode prejudicar tanto quem recebe o procedimento estético quanto quem o aplica, é o formol.

Embora seja utilizado em produtos para alisamento, a substância só é liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como conservante, para uso da indústria, em concentração máxima de 0,2%. E esse percentual não é o suficiente para esticar as madeixas. De acordo com a tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Clínica Wulkan (São Paulo), Juliana Anunciato, os produtos com concentração de formol para alisar são ilegais.

Você pode fazer um teste na pele, mas não dá para saber se acontecerá alguma reação alérgica ao formol. E mesmo que nada ocorra na primeira vez, não significa que você está a salvo em aplicações futuras. Entre os sinais de que algo está errado, estão: vermelhidão na face, coceira intensa na cabeça, sensação de queimação, tosse, rouquidão e inchaço dos olhos.

Os sintomas, em geral, aparecem na hora e a aplicação deve ser interrompida. Em seguida, deve-se buscar ajuda médica. “O consumidor tem que ficar atento a todo processo que precisa ser aquecido, seja por meio de chapinha ou secador, para ter efeito liso, pois é o calor que ativa o formol”, explica Juliana Anunciato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário