Páginas

24 de abril de 2017

TEMER MOBILIZA MINISTROS E ALIADOS NA CÂMARA PARA VOTAÇÕES DAS REFORMAS

Esta será uma semana quente para o governo Michel Temer, ainda que não surjam novas surpresas em relação à Operação Lava-Jato. Ontem, o presidente se reuniu com ministros e líderes da base aliada, no Palácio do Jaburu, para discutir a proposta de reforma da Previdência, que será votada na comissão especial da Câmara em 2 de maio, depois de fechado um compromisso para que não haja obstrução.

Mas, será um longo caminho. O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), admite as dificuldades para aprovação da reforma, mas acredita que o calendário será cumprido. O Palácio do Planalto tenta enquadrar sua base mobilizando ministros e parlamentares.

Para ser aprovado no colegiado, o relatório precisa da maioria simples, ou seja, metade mais um, dos votos dos parlamentares presentes. A comissão especial tem 37 deputados titulares e igual número de suplentes, que só votam na ausência dos titulares.

Os deputados oposicionistas preferiram negociar com o governo mais tempo para debater, deixando de usar instrumentos, como os requerimentos de adiamento da discussão. Mas prometem usar todos os outros instrumentos regimentais, como a necessidade de presença mínima em plenário nas votações.

Na verdade, há um longo caminho pela frente. Se não houver nenhum impasse, a leitura do texto em plenário pode ocorrer em 8 de maio, com início das discussões no dia 15. A PEC precisará ser aprovada por três quintos, ou 308 dos 513 deputados, em duas votações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário