Páginas

21 de março de 2017

AGRICULTURA SUSPENDE VENDAS DE CARNES DE 21 FRIGORÍFICOS NO PAÍS

O governo federal criou, nesta segunda-feira (20/3), uma força-tarefa para fiscalizar os frigoríficos alvos da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. As 21 plantas industriais citadas nas investigações não poderão vender carnes sem a aprovação dos auditores-fiscais. Servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também estão coletando amostra dos produtos nos supermercados para análise em laboratório.

Ao todo, 30 auditores do ministério vão atuar nos frigoríficos sob suspeita. Eles vão checar as condições sanitárias de todo o processo industrial, desde o abate do gado. O ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, disse que a previsão é de que as inspeções se mantenham por, pelo menos, três semanas e que os resultados serão divulgados periodicamente.

Maggi afirmou que, para tranquilizar o mercado internacional, as 21 unidades estão proibidas de exportar. “Estamos reafirmando que não há problemas. Nós atestamos a qualidade de nossos produtos”, garantiu o ministro, que acompanhará hoje uma das inspeções no Paraná.

Como resultado da Operação Carne Fraca, o ministério também exonerou os superintendentes federais de agricultura no Paraná, Gil Bueno de Magalhães, e em Goiás, Júlio César Carneiro. Blairo Maggi disse que os substitutos serão escolhidos entre pessoas que não participavam no dia a dia das superintendências para atuar de uma forma “neutra”. “Justamente para observar os processos e analisar, inclusive, se há brigas políticas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário