Páginas

21 de janeiro de 2017

REBELIÃO EM PRESÍDIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE DEIXA UM MORTO E 13 FERIDOS

A crise nacional que abate o sistema penitenciário teve na manhã deste sábado (21) seu primeiro episódio no estado de Pernambuco. O princípio de rebelião aconteceu no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, deixando um morto e 13 feridos. De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), três detentos fugiram.

Viaturas do 24º Batalhão da PM se deslocaram até o local e, com o apoio dos agentes penitenciários de plantão, controlaram o motim no fim da manhã. O efetivo do Batalhão Especializado de Policiamento de Interior (BEPI) do município de Toritama também participou da operação.

A vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Márcia Silva, afirmou que ainda é cedo para identificar a causa. Até o momento, não se sabe se há envolvimento de facções criminosas, como ocorrido em outros estados neste mês, penitenciárias no Maranhão, Rio Grande do Norte, Roraima e Amazonas foram palco de embates entre grupos rivais, com mais de 100 mortos.

"Apenas três agentes penitenciários estavam no plantão. Não sabemos como tudo aconteceu porque ainda não conseguimos falar com eles. Advogados e diretores do sindicato estão se deslocando para o presídio para averiguar o caso", destacou.

O presídio de Santa Cruz do Capibaribe foi inaugurado em 2015, com capacidade para atender 186 detentos em 22 celas. Por conta da crise que abate o sistema prisional em várias localidades do país, o governador Paulo Câmara suspendeu, no último dia 13, as férias dos agentes penitenciários pelos próximos 90 dias. A portaria que está em vigor foi assinada pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário