Páginas

25 de abril de 2016

MORRE O PRODUTOR DE TV, FERNANDO FARO

Na madrugada desta segunda-feira morreu, aos 88 anos, o produtor musical, jornalista e dramaturgo Fernando Faro. 

Estava internado havia três meses com insuficiência renal e desidratação e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. “Baixo”, como era conhecido entre os amigos (e como também costumava chamar as pessoas), foi o criador de um dos mais geniais programas da televisão brasileira, o ‘Ensaio’.

Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju, Sergipe, em 21 de junho de 1927. Aos dois anos, com a morte do pai, se mudou com a mãe para Salvador, na Bahia. Veio para São Paulo na juventude, com o objetivo de estudar Direito, no largo São Francisco. Não demorou muito para desistir do curso e ingressar no jornal ‘A Noite’.

Daí passou para o mundo da televisão. Teve passagens pela Globo, Bandeirantes e Record e Tupi. Nesta última produziu, ao lado de Antonio Abujamra, ‘Divino, Maravilhoso’, o único programa tropicalista da TV brasileira.

Ainda na Tupi, Fernando Faro criaria, no final de 1969, o ‘MPB Especial’, formato que levaria para a TV Cultura em 1971. O programa é o embrião do ‘Ensaio’, que iria ao ar na mesma TV Cultura 18 anos depois (na verdade, praticamente uma troca de nome). O ‘MPB Especial’ já trazia as marcas registradas de Faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário