Páginas

30 de junho de 2015

MAIORIDADE PENAL GERA PROTESTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi derrubado nesta terça-feira (30) em um dos acessos ao salão verde da Câmara durante uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes graves. 

No momento do tumulto, dezenas de estudantes criticavam as limitações de acesso às galerias do plenário da Casa. Fortes foi cercado pelos manifestantes no saguão do Anexo 2, prédio que tem ligação com o corredor que dá acesso ao plenário principal da Câmara. Policiais legislativos tentaram garantir o acesso do parlamentar do PSB. Porém, em meio à confusão, um dos estudantes o empurrou. O deputado caiu no chão e ficou estirado por alguns segundos, mas, com o auxílio de seguranças, se levantou e cruzou rapidamente a porta que dá acesso ao corredor.

Policiais legislativos chegaram a utilizar spray de pimenta para conter um grupo de manifestantes ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) que tentou forçar a entrada na Câmara pela portaria do Anexo 2. Após o princípio de confronto, a área foi isolada por brigadistas.

Os manifestantes protestavam contra a ordem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de controlar mediante distribuição de senhas aos partidos políticos a entrada do público às galerias do plenário.

DEPUTADOS DO RN SE REÚNEM COM MICHEL TEMER PARA COBRAR LIBERAÇÃO DE EMENDAS

Os deputados federais Rafael Motta (PROS), Zenaide Maia (PR), Antônio Jácome (PMN) e Beto Rosado (PP), estiveram hoje (30) no Palácio Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para tratar sobre a liberação das emendas dos parlamentares novatos.

Michel Temer é o responsável pela articulação política do Governo Federal e prometeu ajudar os deputados na liberação das emendas potiguares, que são destinadas, principalmente, para a saúde pública.

“A reunião foi muito importante e o vice-presidente se mostrou solidário na liberação dessas emendas, que representam pouco para o Governo Federal, mas são muito importantes para as cidades e instituições para onde são destinadas”, afirmou Rafael Motta, que destinou suas emendas, por exemplo, para a Liga Contra o Câncer e o Hospital do Seridó.

EMPARN REGISTRA CHUVAS EM TODAS AS REGIÕES DO RN

Nos últimos quatro dias – da manhã da sexta-feira (26) até a manhã desta terça (30) -, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em todas as regiões do Estado, com destaque para o Agreste e Litoral. Foram 67 postos pluviométricos com ocorrência de chuvas no período.

Na mesorregião Leste choveu em Baía Formosa (Destilaria Vale Verde), com 79,7 milímetros (mm); Nísia Floresta (54,8mm); Senador Georgino Avelino (50,4mm); Extremoz (48,8mm); Goianinha (47,0mm); São José de Mipibu (Centern – Emater), (45,5mm); Ceará-Mirim (43,0mm); Parnamirim (Base Física da EMPARN), 41,3mm; Canguaretama (40,6mm) e Natal (38,6mm). Choveu ainda em Pureza, Montanhas, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, Taipu, e Pedra Grande.

Já na mesorregião Agreste choveu em Monte Alegre (54mm); Nova Cruz (37mm); Vera Cruz (25mm); João Câmara (13,7mm); Santo Antonio (12,3mm); São Pedro (11,7mm); Boa Saúde (10,7mm) e Serrinha (9,8mm). Também choveu em Lagoa de Pedras, Ielmo Marinho, Santa Maria, Passa e Fica, São Bento do Trairi e Japi. A previsão é de tempo parcialmente nublado a claro para as duas regiões.

Na região Central choveu em São Bento do Norte (49mm); Lagoa Nova (Emater/st. Humaitá), 2,5mm; Angicos (2,2mm) e Pedro Avelino (Base Física da EMPARN), 1,5mm. No Oeste potiguar foram registradas chuvas em Itajá, (34,3mm); Pau dos Ferros (25mm); São Miguel (18mm); Portalegre (14mm); Ipanguaçu (Base Física da EMPARN (12,7mm); Francisco Dantas (12mm); São Francisco do Oeste (12mm) e Encanto (11mm). Choveu ainda em Assu, João Dias, Rafael Fernandes, Luís Gomes, Doutor Severiano, Coronel João Pessoa, Rodolfo Fernandes, Venha Ver e Tenente Ananias, entre outros municípios.
Por Alex Viana

LULA: DILMA DEVERIA REUNIR PODERES E BUSCAR SOLUÇÕES

Se os paranaenses tivessem como voltar atrás e as eleições fossem hoje, 72% dos eleitores do governador Beto Richa (PSDB) mudariam o voto, ou seja, votariam em outro candidato ao Palácio Iguaçu.

O atual governador foi reeleito no primeiro turno com 3.301.322 votos, o que correspondeu a 55,7% dos votos válidos nas eleições de 2014. Segundo levantamento da Paraná Pesquisa, divulgado nesta terça-feira (30) pelo jornal Gazeta do Povo, 85% dos paranaenses reprovam a gestão de Beto Richa. Na prática, esses números dizem muito mais: o governador do PSDB não tem mais recuperação política, quando o assunto é perspectiva eleitoral majoritária a curto prazo.

O instituto de Murilo Hidalgo também questionou sobre a avaliação do governo do estado por área. A educação é desaprovada por 76% dos pesquisados, seguida da saúde (57%) e segurança (55%).

A gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT) é rejeitada por 87% dos paranaenses. A Paraná Pesquisas entrevistou 1344 eleitores em 58 municípios do Paraná entre os dias 20 e 24 de junho. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

LULA: DILMA DEVERIA REUNIR PODERES E BUSCAR SOLUÇÕES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) a líderes da base aliada no Senado que a presidente Dilma Rousseff deveria reunir os Poderes para "encontrar saídas" para o Brasil. 

De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante café da manhã com senadores governistas, Lula também debateu reforma política e criticou a possibilidade do fim da reeleição, aprovada pela Câmara dos Deputados.

"Conversamos só sobre reforma política. Ele, me parece que veio em missão de paz, e colaborou bastante com as discussões", disse o peemedebista. "Ele acha que a presidente [Dilma Rousseff] deveria se reunir mais com os Poderes, conversar permanentemente, na busca de saídas para o Brasil. Definitivamente, ele veio em missão de paz, conversou bastante, defendeu pontos de vista em relação à reforma política, uma conversa produtiva", acrescentou o peemedebista.

Segundo Calheiros, Lula criticou a possibilidade do fim da reeleição por considerar o mandato de quatro anos muito "curto". "Ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele achou que um mandato de quatro anos é muito curto para não ter reeleição. Se fosse de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos", relatou o presidente do Renan, anfitrião do encontro, realizado na residência oficial da presidência do Senado.

RN TEM 4ª MAIOR TAXA DE HOMICÍDIOS ENTRE JOVENS DE 16 E 17 ANOS

O Rio Grande do Norte tem, proporcionalmente, a quarta maior taxa de mortes de adolescentes entre 16 e 17 anos no Brasil. 

Os dados, referentes ao ano de 2013, são do Mapa da Violência 2015, divulgado nesta terça-feira (30), e mostram também que o estado teve aumento de 560% na taxa de homicídios nesta faixa etária.

De acordo com o levantamento, o Brasil teve 3.749 homicídios de jovens entre 16 e 17 anos em 2013, o que corresponde a uma taxa de 54,1 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, o número de homicídios de jovens dessa faixa etária no mesmo ano foi de 1.588, o que corresponde a 76 mortes para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Norte está bem à frente da média nacional e da região.

Com 117 homicídios em que as vítimas foram jovens entre 16 e 17 anos, o estado teve taxa de 98,1 mortes por cada 100 mil habitantes em 2013. A proporção só é inferior à de Alagoas (147,0), Espírito Santo (140,6) e Ceará (108,0). Os números assustam ainda mais quando se mostra a evolução dos dados referentes à criminalidade.

Em 2003, o Rio Grande do Norte registrou 19 homicídios de jovens entre 16 e 17 anos, com taxa de 14,9 assassinatos nesta faixa para cada 100 mil habitantes. Dez anos depois, o número saltou para 117, o que resultou na taxa de 98,1, o correspondente a aumento de 560,2%.

Na comparação com os demais estados do Brasil, o Rio Grande do Norte era apenas o 22º no número de homicídios de jovens entre 16 e 17 anos em 2003. Em 2013, no entanto, o estado saltou para a quarta colocação, com o maior crescimento no número de homicídios entre jovens do Brasil.

FERNANDO MINEIRO GARANTE QUE PT TERÁ CANDIDATO EM 2016

Em entrevista ao Jornal da 96 FM,de Natal, o deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, confirmou que o partido vai ter candidatura própria a Prefeitura de Natal no próximo ano, independentemente da situação do Governo Federal. 

O parlamentar é, hoje, um pré-candidato a 
prefeito pelo PT.

“Uma coisa é a disputa nacional e a outra e municipal”, afirmou Mineiro, negando que tenha discutido a situação da candidatura no próximo ano com o governador Robinson Faria, do PSD, que o lançou candidato no início do ano. Mineiro disputou a eleição em 2012, contra Carlos Eduardo, mas acabou ficando em terceiro lugar na disputa. Apesar disso, o desempenho de Mineiro foi considerado “bom”, pois a candidatura dele não era vista como prioridade para o partido.

SERVIDORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO RN FAZEM MANIFESTAÇÃO

Em greve desde o dia 15 de junho, servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte promoveram uma passeata na manhã desta terça-feira (30) para chamar a atenção da sociedade para o movimento grevista e o pleito dos servidores.

Os trabalhadores alegam que estão há 10 anos sem reajuste salarial, tendo uma defasagem de mais de 60% em seus salários.

Eles querem a aprovação do projeto de lei que prevê a reposição salarial da categoria. A concentração da manifestação aconteceu em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, na Avenida Mor Gouveia, de onde partiram em caminhada.

"A categoria está em greve até que seja votado e sancionado o nosso projeto de recomposição salarial. Este projeto ainda não foi aprovado por intransigência do Governo Federal. Os servidores do judiciário federal exigem que o presidente do STF cumpra o seu papel e faça valer a independência do Poder Judiciário da União", disse Eraldo Macedo, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte (Sintrajurn).

PMS QUE ATUARAM NA COPA DO MUNDO EM NATAL AINDA NÃO RECEBERAM DIÁRIAS

As diárias operacionais de policiais militares que trabalharam na Copa do Mundo em 2014 em Natal ainda não foram pagas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). 

O atraso chega a um ano e, de acordo com a Associação de Cabos e Soldados da PM, o governo não sinaliza com uma data para efetuar o pagamento.

 Além das diárias da Copa, estão em atraso também as diárias operacionais referentes aos festejos do Mossoró Cidade Junina do ano passado Ainda segundo a Sesed, as diárias operacionais referentes a 2015 estão todas em dia. Contudo, a assessoria de imprensa da secretaria não informou o montante referente às diárias da Copa do Mundo nem os valores devidos do Mossoró Cidade Junina.

A Associação de Cabos e Soldados também não soube informar o montante da dívida, mas disse que cada PM recebe R$ 50 por seis horas de trabalho nas diárias operacionais. "Abrimos mão das nossas folgas e temos que receber o nosso dinheiro. Esse atraso não é justo", reclamou Roberto Campos.

DILMA E OBAMA DEFENDEM ACORDO MUNDIAL AMBICIOSO SOBRE O CLIMA

O presidente americano, Barack Obama, e a brasileira Dilma Rousseff defenderam nesta terça-feira, em Washington, um acordo mundial ambicioso sobre o clima, afirmando sua disposição a privilegiar as energias renováveis.


Em um comunicado comum, os dois líderes ressaltaram que os compromissos dos países sobre suas emissões de gases do efeito estufa deverão ser "regularmente atualizados" nos próximos anos, mantendo em mente o objetivo da comunidade internacional: limitar o aquecimento global a +2°C em relação a era pré-industrial.

Os dois governos estão dispostos a trabalhar lado a lado e com outros sócios para resolver "potenciais obstáculos par um acordo ambicioso e equilibrado em Paris", segundo a declaração. No documento, o Brasil se compromete a atuar para reduzir a zero o desmatamento ilegal durante a próxima década.

O resultado da esperada conferência COP 21 de dezembro, em Paris, "enviará um forte sinal à comunidade internacional de que os governos, empresas e a sociedade civil estão enfrentando com firmeza os desafios da mudança climática".

"O Brasil adotará políticas que se proponham a eliminar o desmatamento ilegal, aliada com ambiciosas melhorias em suas reservas de carbono mediante o reflorestamento e a recomposição das florestas", afirma a Declaração Conjunta sobre Mudança Climática.

PAI E EMPRESÁRIO DE CRISTIANO ARAÚJO BRIGARAM APÓS MORTE DO SERTANEJO

Divina de Mello revelou que a morte de Cristiano Araújo tem causado brigas e que a situação pode piorar em breve. O pai e o empresário do sertanejo não se entendem e já discutiram feio. A tia do artista, aliás, também tem ficado incomodada com Victor Leonardo, que estava no carro na ocasião do acidente que matou o cantor, no dia 24 de junho.

A senhora comentou que o sobrinho tinha medo de morrer, por preocupação com os filhos, e que estava exausto com a rotina de shows. "Mas não tinha como deixar de trabalhar, né? O problema é que os empresários só visam o lucro. Enxergam o cantor como uma máquina de fazer dinheiro, não como um ser humano. Eles tinham muita ganância. Esse carro que ele usava para viajar, por exemplo, tinha que passar sempre por revisão, pelo menos de 15 em 15 dias. Mas isso não era feito. Eles só querem sugar", disparou.

Questionada sobre João Reis, Divina explicou que o pai do artista está tentando reunir forças para resolver assuntos mais burocráticos. "Agora os urubus já estão em cima da carniça. Já aconteceram divergências porque teve gente querendo fazer o papel de pai do Cristiano depois da morte dele. O Victor Leonardo ligou da UTI para proibir a entrada de qualquer pessoa na mansão. Mas o João já tinha ido lá para pegar todas as senhas e mandou um recado para ele: 'Fala que não quero que ele coloque os pés aqui. Pode mandar alguém buscar as roupas dele'", contou.

DILMA DIZ QUE EUA NÃO ESTÃO MAIS ESPIONANDO O BRASIL

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira acreditar que os Estados Unidos não estão mais espionando o Brasil e outros aliados, e que as condições entre os dois países mudaram desde a divulgação daquelas revelações.

Dilma, que cancelou uma visita a Washington depois da revelação da espionagem em 2013, disse em entrevista coletiva na Casa Branca que teve garantias do presidente dos EUA, Barack Obama, de que a espionagem acabou.

"Acredito no presidente Obama", disse Dilma, acrescentando que o presidente dos EUA disse a ela que, se precisar de informações sobre o Brasil, "vai pegar o telefone e me ligar".

29 de junho de 2015

TV GLOBO FATUROU R$ 6,2 BI NOS GOVERNOS LULA E DILMA

A Rede Globo e as cinco emissoras de propriedade do Grupo Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife) receberam um total de R$ 6,2 bilhões em publicidade estatal federal durante os 12 anos dos governos Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2014).

O montante pode ser maior, se considerar os valores pagos a emissoras afiliadas. Como a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que recebeu R$ 63,7 milhões de publicidade estatal federal de 2003 a 2014, ou a Rede Bahia, afiliada da TV Globo em Salvador, teve um faturamento de R$ 50,9 milhões de publicidade federal no mesmo período. A TV Tem, maior afiliada da Globo no País, que tem como dono o empresário do futebol J. Hawilla, que está envolvido nos escândalos de corrupção na Fifa, faturou R$ 8,5 milhões de publicidade estatal federal em 2014.

Os dados foram divulgados pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL.

O volume total de publicidade federal destinado para emissoras próprias do Grupo Globo é quase a metade do que foi gasto pelas administrações de Lula e Dilma para fazer propaganda em todas as TVs do país.

Ao todo, foram consumidos R$ 13,9 bilhões para veicular comerciais estatais em TVs abertas no período do PT na Presidência da República. As TVs da Globo tiveram R$ 6,2 bilhões nesse período.

As emissoras globais terminaram o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, em 2002, com 49% das verbas estatais comandadas pelo Palácio do Planalto e investidas em propaganda em TVs abertas. 


No ano seguinte, em 2003, já com o petista Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência, a fatia da Globo pulou para 59% de tudo o que a administração pública federal gastava em publicidade nas TVs abertas. Nos anos seguintes, com algumas oscilações, a curva global foi decrescente. No ano passado, 2014, a Globo ainda liderava (recebeu R$ 453,5 milhões), mas chegou ao seu nível baixo de participação no bolo estatal federal entre TVs abertas: 36% do total da publicidade.

DILMA COMENTA VAZAMENTOS: “NÃO RESPEITO DELATOR”

Presidente se manifesta pela primeira vez sobre o vazamento de trechos da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, da UTC; "Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é que é. 

Tentaram me transformar em uma delatora", disse Dilma Rousseff, em Nova York, onde se encontrou hoje com empresários e investidores financeiros; a presidente ressaltou que a empreiteira também doou para seu adversário na disputa à presidência em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"Eu não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou a minha campanha qualquer irregularidade. Primeiro porque não houve. Segundo, se insinuam, alguns têm interesses políticos", rebateu; e assegurou que tomará medidas contra Pessoa caso ele faça acusações contra ela.

LULA SE REUNIRÁ COM PT EM BRASÍLIA PARA COBRAR 'REAÇÃO'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar o vácuo político deixado pela presidente Dilma Rousseff, em viagem oficial aos Estados Unidos, e negociará com líderes do Congresso saídas para a crise política agravada pela delação do empresário Ricardo Pessoa, da UTC. Em Brasília nesta segunda-feira, 29, Lula terá uma conversas reservadas com parlamentares do PT.

Aliados do ex-presidente esperam uma nova rodada de críticas a Dilma no encontro. Lula considera o governo "letárgico" e "apático" diante das recentes denúncias de irregularidades e que o partido não pode ter a mesma postura. "Ele tem se queixado que não há um petista que suba à tribuna para defender o partido. Não há ninguém criticando os excessos da Lava Jato", afirma uma fonte do partido.

A estratégia de Lula, no entanto, enfrenta resistências, uma vez que aliados não querem se desgastar perante a opinião pública, já refratária ao partido.Outro ponto que tem incomodado o ex-presidente e que azeda ainda mais a relação com sua sucessora é o fato de Dilma ter limitado a influência dos ministros Jaques Wagner (Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações) no núcleo duro de tomada de decisões do Palácio do Planalto.

Em outra frente, Lula deve cobrar uma nova agenda do PT no Legislativo. Segundo interlocutores, ele considera que a sigla precisa pensar no "pós-ajuste fiscal" e defender avanços alcançados durante os governos petistas. Um dos alvos é o Plano Nacional de Educação (PNE), que, segundo Lula tem dito a petistas, precisa ganhar amplo destaque na pauta do partido no Congresso. Com informações do Estadão Conteúdo.

THE WASHINGTON POST: 'BOLHA' DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO BASILEIRO PARECE TER ESTOURADO

A presidente Dilma Rousseff enfrenta o desafio de "sobreviver" no Planalto, segundo editorial do jornal americano The Washington Post sobre sua visita aos Estados Unidos publicado neste domingo, 28, com o título "Um retrocesso no Brasil

Segundo a publicação, muitos dos problemas que a presidente enfrenta são resultado de políticas equivocadas de seu governo.

"Não será fácil: ela viu muito de seu poder efetivamente esvaziado por líderes congressistas, que diluíram algumas de suas medidas de austeridade", diz o texto. O Post ressalta que o próprio PT se opõe às "correções econômicas" em curso.

O editorial afirma que a corrupção em meio à uma recessão na economia provocaram uma crise na opinião pública. "A bolha parece ter explodido". Para reverter esse cenário, o jornal defende a necessidade de medidas liberalizantes que resgatem a confiança dos investidores privados.

De acordo com o Post, a correção de rumo deve levar à revisão das "políticas estatizantes" adotas por Dilma em seu primeiro mandato. "Sem isso, o futuro do Brasil permanecerá em suspenso", conclui.

DILMA SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS QUE ATUAM NOS EUA

No primeiro compromisso da viagem aos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu neste dia (28), em Nova York, com empresários brasileiros com negócios no país e que integram a comitiva da presidenta. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o objetivo foi conversar com os empresários sobre formas de ampliar as relações com os Estados Unidos e ampliar os investimentos.

A reunião durou cerca de três horas, tempo em que Dilma Rousseff ouviu diversos os cerca de 20 empresários que participaram do encontro. Ministros das áreas do desenvolvimento indústrial, ciência e tecnologia e da área econômica acompanharam a apresidenta na reunião.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou a Nova York no início da tarde e conseguiu participar de parte da conversa com os empresários. Na véspera da viagem, Levy foi hospitalizado com embolia pulmonar e não pode viajar com a presidenta e comitiva. Ele seguiu ontem (28) à noite em voo comercial para Nova York e chegou no início da tarde à cidade.

Levy conversou rapidamente com jornalistas ao chegar no hotel, disse que está bem e negou que tenha desobedecido ordens médicas para que não viajasse.

Também participaram os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; da Educação, Renato Janine Ribeiro; e das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Hoje (29), a presidenta Dilma se reúne com investidores do setor financeiro e com empresários do setor produtivo. Em Nova York, ela também recebe o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger e participa do encerramento do Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil. Em seguida, embarca para Washington, onde será recebida por Barack Obama.

ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS NO RN TEVE AUMENTO DE 22,05%

Levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e publicado na edição desta segunda-feira indica que a arrecadação de tributos estaduais no Rio Grande do Norte teve aumento de 22,05% no primeiro quadrimestre de 2015, se comparado com igual período do ano passado.

Em termos proporcionais, foi o segundo melhor desempenho entre os estados brasileiros, perdendo apenas para o Pará, cujo crescimento foi de 31,66%.

De acordo com o jornal, a arrecadação de impostos como o ICMS, que é aplicado sobre circulação de mercadorias e serviços, e o IPVA (carros), entre outros, alcançou a marca de R$ 1,7 bilhão entre janeiro e abril deste ano. A reportagem não entra em detalhes sobre o incremento da arrecadação no RN.

MORRE JOSEP MASOPUST, AUTOR DO GOL DA CHECOSLOVÁQUIA NA FINAL DA COPA DE 1962

O futebol checo perdeu um dos seus principais nomes. Nesta segunda-feira, Josep Masopust, que levou a seleção da ex-Tchecoslováquia até a final da Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile, morreu aos 84 anos.

O Clube de Amigos de Josef Masopust, a organização que cuida do seu legado, disse que ele morreu em sua casa, em Praga, na manhã desta segunda.

A causa da morte não foi apresentada. A TV pública checa disse que ele lutava há muito tempo contra uma grave doença. "É uma perda insubstituível", disse Miroslav Pelta, o presidente da Federação Checa de Futebol.

"Ele era uma personalidade única dentro e fora do campo", completou.Masopust, que foi um craque criativo, com habilidade e técnica brilhantes, é lembrado por ter marcado o gol da Checoslováquia na decisão da Copa do Mundo de 1962, no Chile, vencida pelo Brasil por 3 a 1.

"Masopust foi um dos maiores jogadores que já vi", disse Pelé há alguns anos. "Não é possível que ele tenha nascido na Europa. Com aqueles dribles explosivos, ele deveria ser brasileiro".

FAMILIARES PRESTAM HOMENAGEM A AGNELO ALVES DURANTE MISSA DE 7º DIA

Homenagem e muita emoção marcaram a missa de sétimo dia de falecimento do deputado estadual Agnelo Alves, na manhã deste sábado (27), na Arquidiocese de Natal. A Catedral Metropolitana ficou lotada por lideranças políticas, familiares e amigos que assistiam a missa celebrada pelo arcebispo emérito Dom Heitor de Araújo Sales, e pelo bispo diocesano de Caicó, João Medeiros.

Durante a celebração, Dom Heitor Sales falou do apoio que o ex-senador prestou à Igreja Católica, relembrando o apoio dado para a construção do Carmelo de Natal. “Tive muito contato com Agnelo. Sempre foi uma pessoa muito disponível (para a Igreja), com um coração grande e eterno”, disse o arcebispo emérito antes da celebração.

A família participou durante as leituras e preces. Ao final da celebração, logo após a comunhão, subiram ao púlpito amigos e familiares mais próximos, como o amigo de longa data de Agnelo, Fernando Siqueira. "Tudo fazia com obstinação e inusitada competência, apontando caminhos, mostrando que as coisas são simples, claras, humanas e grandiosas. Eu perco um amigo sincero e fiel", discursou o jornalista Fernando Siqueira, emocionado, amigo próximo do parlamentar há 35 anos.

Já o ministro do Turismo, Henrique Alves, ressaltou a figura estrategista e articuladora do tio. “Era um politico por essência completa. Agnelo, prefeito, senador, deputado estadual, temos com nossa consciência de que ele viveu plenamente. Para lhe completar de coração e de alma, ele teve a Parnamirim", disse Henrique Alves.

Último a discursar, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves , relembrou a persistência e determinação do pai na luta política. “Ele disse que ia lutar e morrer de pé. Em pé ele morreu, deputado estadual. 


A política o levou a muitas desavenças e discussões, mas nunca nos exigiu a inimizade. Isso nos conforta, nos ajuda a caminhar em pé. Ele é uma inspiração para a minha vida e será a dos meus filhos”, disse Eduardo. O deputado Agnelo Alves faleceu no domingo (21), em São Paulo, após uma piora no quadro de infecção respiratória que tratava. O político também lutava contra um câncer no esôfago há três anos.

ELEITA NO SÁBADO, MISS MUNDO BRASIL PERDE COROA POR NÃO SER SOLTEIRA

Pouco mais de 24 horas depois de receber a coroa de Miss Mundo Brasil, a candidata de Sergipe, Ana Luísa Castro, renunciou ao título conquistado no último sábado (27), em Florianópolis. De acordo com a organização, o "estado civil" de Ana Luísa fere o regulamento interno do concurso - só podem participar mulheres solteiras. Com a decisão, o posto será assumido pela segunda colocada, Catharina Choi Nunes, de 25 anos, representante de Ilhabela (SP).

Em nota, a organização do concurso informou que "o estado civil da miss não atende às exigências prescritas no regulamento, e ela optou por abrir mão do título". A organização do Miss Mundo Brasil afirmou que "não estava ciente do estado civil da candidata, que tem uma união homologada em outro país e decidiu por manter o processo de homologação para reconhecimento no Brasil".

Em nota enviada à organização, Ana Luísa Castro afirmou que tem uma "união" com um belga. Segundo ela, a "homologação" da união "pode se dar em um futuro próximo, o que poderia causar problemas para mim e para o concurso nacional". "Entrego a coroa e o título à vice Miss Mundo Brasil, com grande tristeza no coração", afirmou a miss, em nota.

INSS É AUTORIZADO A REALIZAR CONCURSO PARA 950 VAGAS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a realizar um novo concurso para um total de 950 vagas. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) por meio da portaria nº 251 publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (29).

Serão 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social (nível superior).

O último concurso do INSS foi realizado em 2013 e ofereceu 300 vagas para o cargo de analista do seguro social. O salário foi de R$ 7.147,12. A organizadora foi a Funrio. A seleção teve as provas reaplicadas depois que alguns candidatos tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas. O resultado final foi divulgado em maio de 2014.

Para técnico, o último concurso foi em 2011 quando foram abertas 1.500 vagas para o cargo. O salário foi de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.

O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até 6 meses, contado da data de publicação desta Portaria, ou seja, até dezembro de 2015.

28 de junho de 2015

MORRE, AOS 67 ANOS, O BAIXISTA CHRIS SQUIRE FUNDADOR DO GRUPO YES

O baixista e fundador do YES, Chris Squire, 67 anos, morreu na manhã deste domingo em decorrência das complicações de uma leucemia eritróide aguda. O músico foi diagnosticado com a doença em maio desse ano e estava se submetendo a um tratamento em Phoenix, nos Estados Unidos, onde residia.

A notícia da morte de Chris Squire foi confirmada pelo tecladista do YES, Geoff Downes, através do twitter. "Totalmente devastado tenho de informar a triste notícia do falecimento do meu querido amigo, colega de banda e inspiração Chris Squire", escreveu Downes. Logo em seguida, o perfil oficial do grupo inglês também anunciou a morte do baixista.

Chris Squire foi um dos fundadores do grupo inglês YES e, hoje, era o único integrante remanescente da formação original. Um dos expoentes do rock progressivo, o grupo lançou no passado o disco “Heaven & Earth”. A atual formação contava, além de Chris Squire, com Geoff Downes, Jon Davidson (vocal), Steve Howe e Billy Sherwood (guitarras) e Alan White (bateria).

Conhecido pelo timbre do baixo Rickenbacker e pelos backing vocals, Chris Squire participou ativamente da criação de discos clássicos do YES, como "Fragile", "Tales From Topographic Oceans" e "Close To The Edge".

CATÓLICOS E EVANGÉLICOS DIVERGEM NA CÂMARA SOBRE ESTATUTO DA FAMÍLIA

Com a participação maciça de integrantes das bancadas evangélica e católica, a comissão especial que trata do projeto de lei (PL 6.583/13), que institui o Estatuto da Família, a audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o projeto foi marcada por divergências entre os debatedores. 

O projeto define o conceito de família, como a união entre homem e mulher e seus descendentes, e também proíbe a adoção de crianças por casais homoafetivos. A iniciativa foi criticada pelo ativista e doutor em educação Toni Reis, que a considera discriminatória em relação a outras formas de arranjo familiar. Segundo ele, caso a iniciativa seja aprovada, 25% da população brasileira estará fora do conceito de família. 

“Não queremos um estatuto monolítico, temos vários tipos de família e seria muito importante que o estatuto contemplasse os vários tipos. Não queremos ser discriminados”, ponderou Reis, que há 25 anos é casado com David Harrad. Em 2011, Reis ficou conhecido após uma decisão da da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecendo o direito à adoção por ele e seu companheiro.

Atualmente, o casal tem três filhos. O mais velho, com 14 anos, chegou a passar por sete abrigos. “Temos a família tradicional, a família ampliada, as famílias recompostas , famílias monoparentais, adotivas, homoparentais, etc. Nós defendemos as famílias, o que nos separa é um S. Colocar a família como uma única constante no tempo pode ser mais um prejulgamento que a realidade”, disse Reis, que defendeu ainda o estado laico. “No estado laico as religiões não dizem o que é lei, e o Estado não diz o que é pecado”, segundo ele.

Escalado para defender a proposta, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, criticou o que chamou de "ativismo gay" e o protesto ocorrido durante a recente parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) em São Paulo, na qual a modelo transexual Viviany Beleboni se vestiu como Jesus Cristo e encenou a própria crucificação, com uma placa no alto da cruz. com a mensagem: "Basta de homofobia com LGBT".