Páginas

31 de janeiro de 2015

ROBINSON E OS PRIMEIROS 30 DIAS DO SEU GOVERNO

O governador Robinson Faria está completando seu primeiro mês no cargo. Com a promessa de realizar uma administração de cunho técnico e sem ingerências políticas, o novo chefe do poder Executivo do Rio Grande do Norte focou os primeiros trinta dias em medidas diretas registradas principalmente na área da segurança e num trabalho voltado para organizar as finanças do Estado, que sofreu com atrasos no pagamento da folha salarial do funcionalismo público e dificuldades para realizar investimentos - as dívidas passam dos R$ 600 milhões, de acordo com levantamento da atual gestão. O quadro é formado ainda pela condição do secretariado de Robinson, incompleto até o momento. Abaixo, um resumo dos primeiros 30 dias do governo Robinson:

Polícia nas ruas
Uma das primeiras medidas da gestão Robinson Faria foi reforçar a área da segurança pública. Promessa ainda da campanha política do ano passado, o reforço na presença do policiamento ostensivo nas ruas da Região Metropolitana de Natal (RMN) e polos do interior incluiu a presença de mais 175 homens circulando por estas áreas.

Parceria com o Legislativo
Com mais de 20 anos de experiência na Assembleia Legislativa do RN (AL-RN) o governador mostrou que sua relação com seu berço político, onde foi presidente por quatro vezes, deverá ser boa pelos próximos tempos. Robinson convocou os deputados estaduais para um período de sessões extraordinárias já na primeira quinzena de janeiro para votar três projetos. O principal projeto encaminhado pela administração foi o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões, tomado pelo Governo do Estado junto ao Banco do Brasil.

Combate a seca
Passada a fase de “arrumação inicial da casa”, já na segunda quinzena do primeiro mês do ano o governo anunciou outras medidas, em áreas diferentes. Já no início da última semana a administração confirmou o pagamento do funcionalismo público ainda no fim do mês, sem os atrasos que se seguiram no ano passado.

Para o combate à seca que se estende há mais de dois anos e atinge fortemente as reservas hídricas em todo o interior do RN, o governo, através da Secretaria da Agricultura, resolveu convocar o Comitê Estadual de Combate à Seca. Formado por onze órgãos, o comitê irá analisar a situação dos 160 municípios potiguares que estão em situação de emergência, planejando ações para dirimir os efeitos da estiagem.

A determinação da administração estadual é que a partir do próximo dia 3 comece a distribuição de 466 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para agricultores no interior e renovação do decreto de situação de emergência em decorrência da seca. A renovação é necessária para manter o abastecimento de carros-pipa coordenado pela Defesa Civil e executado pelo Exército. O programa é mantido com repasses do Ministério da Integração. Se o novo decreto não for homologado o abastecimento dos carros-pipa será interrompido.

Ainda será feito um levantamento, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) sobre os 1,7 mil poços perfurados. Agora em fevereiro, o governador deverá reunir-se com representantes das principais empresas aéreas do país para negociar as condições de diminuição da alíquota do ICMS, condicionada ao aumento dos voos para o RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário