Páginas

30 de junho de 2014

ALEMANHA SOFRE, MAS SUPERA A ARGÉLIA NA PRORROGAÇÃO POR 2 A 1

Foi muito mais sofrido do que a grande maioria dos germânicos certamente imaginava. Em um jogo onde chegou a tomar sufoco em determinados momentos, a favorita Alemanha precisou da prorrogação para bater a Argélia por 2 a 1 e chegar às quartas de final da Copa do Mundo. Schürrle e Özil marcaram para os alemães. Djabou descontou para as raposas do deserto no último lance do jogo.

A Argélia está eliminada, mas saiu do Beira-Rio aplaudida de pé pelo empenho demonstrado em campo. Classificada, a Alemanha agora enfrentará a França nas quartas de final deste confronto sairá o adversário de Brasil ou Colômbia na semifinal. A partida ocorrerá sexta-feira, no Maracanã, às 13h, horário de Brasília. 

PRF REGISTRA 26 ACIDENTES NAS BRS DO RN NO FIM DE SEMANA

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira (30) o balanço das operações durante o fim de semana nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte.

Foram 26 acidentes registrados, sendo 19 sem vítimas. As equipes também aplicaram 252 autuações, por infrações diversas, e 1.261 veículos fiscalizados.

Os policiais de serviço aplicaram 500 testes de bafômetro, com 30 condutores detidos por dirigirem sob efeito de álcool. Dois motoristas foram levados à Polícia Civil por apresentarem resultado superior à 0,29 mg/litro de ar.
Duas pessoas foram submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Um por afastar-se do local de acidente, para fugir de responsabilidade penal ou civil, e outra por entregar seu veículo à condutor não habilitado.

Com informações da PRF/RN.

Morte na BR-405
Um acidente na madrugada desta segunda na BR-405, entre a as cidades de Itaú e Taboleiro Grande, resultou na morte de um motoqueiro que bateu contra um animal. Janivan Deoclecio da Silva, 60 anos de idade, morreu atropelado por um veículo depois que a motocicleta bateu em um animal.

MÍDIA GLOBAL CONFIRMA: BRASIL FAZ COPA DAS COPAS

O mau humor e o clima de terror propagado pela imprensa brasileira que difundiu as previsões pessimistas para os veículos de comunicação internacionais e pela oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) teve efeito inverso. Pesquisa realizada pelo portal Uol, do grupo Folha, divulgada nesta segunda-feira 30, aponta que boa parte dos jornalistas estrangeiros vê a Copa do Mundo no Brasil como a melhor.

O levantamento foi feito com 117 profissionais de comunicação que estão cobrindo o evento no Brasil. Do total de entrevistados, 38,5% consideram a competição sediada no País como a melhor já vista. Em segundo lugar vem a Copa realizada na Alemanha, em 2006, com 19,7% das respostas, e em terceiro a da África do Sul, em 2010, que recebeu a aprovação de 5,1% dos jornalistas entrevistados.

Na quarta posição vem a Copa sediada nos Estados Unidos, em 1994, quando o Brasil recebeu o título de tetracampeão, seguida por Itália-1990 (com 3,4% dos votos), França-1998 (3,4%), Japão e Coreia-2002 (3,4%), México-1986 (1,7%), México-1970 (1,7%) e Alemanha-1974 (0,9%). Entre os entrevistados, 1,7% não respondeu. Segundo a pesquisa, 16,2% dos profissionais disseram estar cobrindo o primeiro Mundial.

IPI REDUZIDO PARA AUTOMÓVEIS CONTINUA ATÉ DEZEMBRO


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (30), a manutenção, até dezembro, das tarifas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

Segundo o ministro, o objetivo da medida é fazer com que o setor se recupere da queda nas vendas observada nos últimos meses. A permanência da desoneração está vinculada a um compromisso do setor em não cortar empregos.

"A avaliação é que as vendas foram mais fracas em função de uma série de motivos, entre os quais a diminuição do crédito e também, no período mais atual, a questão da Copa [do Mundo], com menos dias úteis no período", ressaltou o ministro, ao explicar as razões da queda na venda de veículos. A estimativa é que a desoneração implique renúncia fiscal de R$ 1,6 bilhão.

Para carros até mil cilindradas, a alíquota permanece em 3%. A previsão era que o IPI para esse ipo de veículo voltasse amanhã (1º) ao patamar de 7%, anterior à redução. Os automóveis entre mil e 2 mil cilindradas, bicombustíveis, continuaram tributados em 9%. Antes da redução, a alíquota da categoria era 11%.

Para o presidente da Associação Nacional da Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, a medida ajudará a impulsionar as vendas nos próximos meses. "Eu tenho a convicção de que, com a manutenção da alíquota, teremos um segundo semestre melhor do que o primeiro", disse ele.

WILMA DE FARIA É ELEITA MEMBRO DO DIRETÓRIO NACIONAL E EXECUTIVA DO PSB

A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, que disputará o Senado no pleito deste ano, foi eleita membro do Diretório Nacional e Executiva. Além dela figuram também nesse grupo os potiguares deputada federal Sandra Rosado, o ex-governador Iberê Ferreira e o secretário executivo do PSB/RN, Genildo Pereira.

“Esse momento também é importante porque colocamos em debate, de forma mais minuciosa, as eleições 2014, o projeto político do PSB e temas gerais que assolam a sociedade brasileira atualmente”, enfatiza Wilma.

SECRETÁRIO OBERY RODRIGUES ANUNCIA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO

O adiantamento de 40% do décimo terceiro salário dos servidores estaduais será parcelado em dois meses

A decisão do Governo do Estado foi anunciada na tarde desta segunda-feira (30) durante coletiva de imprensa na sede da Governadoria, no Centro Administrativo.

Tradicionalmente pago no mês de junho, o benefício será pago em duas parcelas de 20% depositadas nos dias 16 de julho e 18 de agosto para os servidores.

O anúncio de uma definição sobre o adiantamento do décimo terceiro foi adiada duas vezes pelo Governo do Estado. Na última sexta-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, para tratar do assunto.


O Estado está no limite prudencial (48,91%) e prestes a extrapolar o limite legal de gastos de pessoal (49%) pela Lei de Responsabilidade Fiscal e vê o custo com pessoal crescer. Os gastos com a folha de pessoal do Governo do Estado cresceu 52,85 pontos percentuais no primeiro quadrimestre de 2014 na comparação com o período de janeiro a abril de 2013. Os dados são do Relatório resumido da execução orçamentária do Estado, do primeiro quadrimestre de 2014.

MULHER DE 31 ANOS QUE PRETENDE DAR A VOLTA AO MUNDO EM UM MONOMOTOR DESEMBARCA EM NATAL

A piloto norte-americana Amelia Rose Earhart, de 31 anos, está encarando o desafio de ser a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo em um monomotor.

Ela desembarcou em Natal na tarde deste domingo (29), de onde segue para Dakar, na África. Natal é a única parada da piloto no Brasil (veja vídeo ao lado). A viagem terá 18 dias de duração, com 16 paradas em 14 países.

A viagem de Amelia é inspirada na aventura da também norte-americana Amelia Mary Earhart, que em 1937 - aos 39 anos - partiu da Califórnia para uma volta ao mundo em um monomotor. A empreitada não deu certo e ela, no dia 2 de julho, desapareceu no oceano pacífico. Apesar da semelhança dos nomes, a Amelia de hoje não tem nenhum parentesco com a primeira. O nome foi uma homenagem da mãe que tinha o mesmo sobrenome da famosa aviadora.


PSL TEM DOIS CAICOENSES NA MAJORITÁRIA

Além de Paulo Roberto de Oliveira (Paulo Perninha) ex-presidente da Câmara de vereadores de Caicó ter tido seu nome homologado na convenção do PSL na última sexta-feira como candidato a vice-governador do advogado Araken Faria, outro caicoense, também vai integrar a chapa majoritária do partido.

O líder comunitário, ex-presidente do Conselhão de Caicó, Aldenor Alves dos Santos (Aldenor do Soledade ) foi convidado e aceitou o convite. Aldenor é o primeiro suplente de senador na chapa encabeçada por Roberto Ronconni. 

FRANÇA DERROTA NIGÉRIA E GARANTE VAGA NAS QUARTAS DE FINAL

França e Nigéria entraram em confronto pela primeira vez na história das Copas nesta segunda-feira, às 13 horas (de Brasília) em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial do Brasil. Os Bleus queriam confirmar o favoritismo enquanto os africanos estavam em busca de um feito histórico.

No Estádio Nacional Mané Garrincha, os europeus, após pressão no fim do jogo, conseguiram vencer os adversários por 2 a 0.

Com o resultado, a França enfrenta Alemanha ou Argélia. O duelo entre os germânicos e argelinos acontece ainda nesta segunda-feira, no estádio Beira-Rio, às 17 horas (de Brasília). Enquanto isso, a Nigéria se despede da Copa do Mundo do Brasil

29 de junho de 2014

NOS PÊNALTIS, COSTA RICA ELIMINA A GRÉCIA E AVANÇA

O maior mérito da Costa Rica foi exatamente a maior qualidade da Grécia: saber resistir. Mesmo com um homem a menos durante toda a prorrogação e boa parte do segundo tempo. O time de Bryan Ruiz, Joel Campbell, Bolaños e do novo herói nacional, Navas, está na história da Costa Rica.

Independentemente do que aconteça contra a Holanda. A vitória dramática sobre a Grécia, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, garantiu a inédita classificação às quartas de final da Copa do Mundo. Brilhou Navas, que defendeu a cobrança de Gekas, quarta dos gregos, além de outras milagrosas com a bola rolando. O zagueiro Umaña selou a vitória por 5 a 3 da marca da cal.

A comemoração após a cobrança de Umaña foi digna de título. Mais uma. Na mesma Arena Pernambuco, a Costa Rica voltou a surpreender o mundo ao bater a Itália e se classificar por antecipação no grupo da morte. O triunfo sobre o Uruguai na estreia, outro feito surpreendente, foi também um momento com cara de conquista. Pode ser até injusto dizer. Mas a Costa Rica já ganhou sua Copa do Mundo. No próximo sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, tentará o milagre diante dos holandeses.

FILHA DO APRESENTADOR SÍLVIO SANTOS PARTICIPA DA CONVENÇÃO DO SOGRO E DO NAMORADO EM NATAL

A apresentadora e herdeira do sistema SBT de televião, Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos, esteve hoje no Complexo Cultural da Zona Norte em Natal,

Ela participou da convenção do PSD que homologou as candidatura do sogro, Robinso Faria, candidato ao governo do Rio Grande do Norte e do namorado, o deputado federal e candidato a reeleição Fábio Fria e da deputada federal, Fátima Bezerra, agora candidata senado.

Como mostra a foto, Patrícia está grávida do deputado Fábio Faria. Ela chegou ao local antes da Fábio Faria, acompanhada da apenas da cunhada, Janine Faria.

A convenção do PSD foi uma das mais concorridas neste final de semana das realizadas em Natal. O presidente do PP e deputado federal Betinho Rosado oficializou neste domingo em convenção de seu partido a aliança com o PSD. Betinho é irmão de Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini também esteve presente à convenção do PDS, na companhia da secretária de Cultura do Governo, e irmã de Betinho, Isaura Rosado.

ENCERRARÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA PRAZO PARA CONVENÇÕES PARTIDÁRIA

Terminará nesta segunda-feira o prazo para os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizarem convenções para a escolha de candidatos e definição de coligações para as Eleições Gerais de 2014.

As convenções partidárias são reuniões dos filiados a uma legenda para a deliberação de assuntos de seu interesse. Elas devem ser realizadas de acordo com as normas estatutárias da agremiação, uma vez que a Constituição Federal e a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) asseguram às legendas autonomia para definir sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento.

Para a realização das convenções de caráter eleitoral, os partidos podem usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento, devendo comunicar por escrito ao responsável pelo local, com antecedência mínima de 72 horas, a intenção de ali fazer a convenção.


TCE PREPARA LISTA PARA ENTREGAR À JUSTIÇA ELEITORAL DO RN

O Tribunal de Contas do Estado encaminha na próxima sexta-feira à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, a lista contendo os nomes dos gestores públicos que caíram malha fina nos últimos oito anos. 

Até quinta-feira, ela passava por um processo de checagem. Por isso, o número exato ainda não estava disponível. A lista contém nomes de agentes públicos e políticos com prestação de contas rejeitadas e sem possibilidade de reversão das penalidades aplicadas.

Na eleição de 2012, eram 575 nomes e 1.148 processos de contas rejeitadas. Em 2010, mais de 600 gestores no Rio Grande do Norte estavam nessa situação. A maioria é formada por ex-prefeitos de pequenas cidades, onde não existe estrutura suficiente para acompanhar o rito de aplicação de recursos, compra de material e prestação de serviço e as peculiaridades de aplicação de recursos para a saúde e educação.

“Ter o nome na lista não significa dizer que o gestor está inelegível. Quem decide isso é a Justiça Eleitoral e não o Tribunal de Contas”, explicou o presidente do TCE/RN, Paulo Roberto Chaves. A lista relaciona somente os processos transitados em julgado em que há irregularidades insanáveis. Os que dizem respeito a irregularidades provocadas por falhas de natureza formal, sem prejuízo ao patrimônio público, ficam de fora.

COLIGAÇÃO DE ROBINSON E FÁTIMA TERÁ APOIO OITO PARTIDOS

Definida as coligações majoritária e proporcional que vão sustentar as candidaturas de Robinson Faria (governo) e Fátima Bezerra (senado).

Na majoritária somaram: PSD, PT, PC do B, PP, PEN, PTC, PRTB e PT do B.

Na chapa a federal se repete a coligação da majoritária. Tem três nomes fortes: os deputados Fábio Faria (PSD) e Betinho Rosado (PP) e Adriano Gadelha (PT).

Na estadual, duas chapas:

1 - PT, PC do B e PT do B. O deputado Fernando Mineiro, do PT, é o nome forte da chapa.

2 - PP, PSD, PEN, PRTB. O deputado José Dias e o ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, ambos do PSD, são os nomes fortes.

Na convenção da chapa majoritária, os candidatos Robinson Faria e Fátima aparecem nas fotos com a presidente Dilma Rousseff (PT), deixando claro que eles são o palanque de Dilma no Rio Grande do Norte. Robinson tem como vice o deputado estadual Fábio Dantas, do PC do B.

VIVALDO COSTA TEM CANDIDATURA HOMOLOGADA EM CONVENÇÃO DO PROS

O deputado Vivaldo Costa teve, na tarde de sexta-feira (27), sua candidatura confirmada na convenção do PROS, primeiro passo para renovar mais um mandato rumo à Assembleia Legislativa. O Partido homologou 12 candidaturas em evento histórico que aconteceu no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Vivaldo chegou ao espaço acompanhado do prefeito Alcimar, de Tangará; ex-prefeito Gija, da ex-prefeita de Sítio Novo Wanira Brasil, além de lideranças de várias cidades do Seridó, Trairi e região Metropolitana de Natal.  Ainda em frente ao ginásio, o Papa Jerimum cumprimentou o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves, o deputado federal João Maia e a ex-governadora Wilma de Faria, que também tiveram suas candidaturas homologadas para governador, vice-governador e senadora, respectivamente.

“Sinto-me pronto para continuar a servir ao povo do Rio Grande do Norte. Apresento a cada Potiguar minha história limpa, ao longo de 40 anos de vida pública. Agradeço a Deus e aos norte-rio-grandenses por este momento. Temos um partido organizado, liderado pelo jovem Rafael Motta, que dará sua contribuição ao nosso estado”, contou Vivaldo.

REVISTA VEJA: DO TERROR ANTI-COPA AO TERRORISMO DA INFLAÇÃO

Você pode ainda não ter se dado conta, mas o Plano Real, que amanhã completa 20 anos, pode ser destruído. Essa é a tese da nova capa de Veja, que substituiu as velas de aniversário por uma bomba-relógio. "O plano que matou a hiperinflação, estabilizou a economia e fez do Brasil um país sério corre o sério risco de explodir", alerta a revista. Antes que você corra para os supermercados e estoque alimentos com medo de uma inflação galopante, calma: é mentira. Aliás, é mais uma mentira de uma publicação que, nos últimos anos, se deixou cegar pela obsessão política que turvou seu jornalismo.

A mais recente notícia sobre inflação, na verdade, vai na direção contrária. O Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que corrige os valores dos aluguéis, registrou deflação de 0,74% em junho, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), na última sexta-feira. Foi a maior queda em 11 anos, o que mostra que a economia brasileira tem outro problema: a perda de dinamismo, que contém a alta de preços. "O índice está devolvendo as fortes altas registradas ao longo do ano passado e início deste ano", disse o economista Salomão Quadros.

Em seu editorial, Veja argumenta que a inflação só não estourou o teto da meta porque os preços estariam sendo contidos artificialmente. E parece defender um ajuste, que teria fortes custos sociais. "Tudo perdido? Não. Mas, se nenhum erro fatal e irreparável foi cometido pelo governo até agora, substituir por medidas corretas todos os remendos vai ter um custo social alto que se manifestará na forma de estagnação econômica duradoura, com queda de investimentos produtivos e aumento do desemprego", diz o texto do editorialista Eurípedes Alcântara.

Curiosamente, na mesma Veja, a última página da revista traz um artigo do fundador da publicação, José Roberto Guzzo, que alerta sobre o risco enfrentado por uma empresa que erra muito. "A Copa de 2014 é uma boa oportunidade para repetir que a imprensa erra, sim - mas erra em público, à luz do sol, e se errar muito acabará morrendo por falta de leitores, ouvintes e telespectadores", diz ele. Será que o alerta será ouvido?

CHUVAS DEIXAM 40 MIL DESABRIGADOS EM SC

Com a melhora no tempo, os municípios catarinenses atingidos pelas fortes chuvas começam a repassar dados da situação para a Defesa Civil estadual. 

Conforme atualização do órgão na manhã deste domingo (29), o estado contabiliza 40 mil desabrigados ou desalojados. Até então, 37 cidades registraram ocorrências devido às chuvas, desde 25 de junho. A região Oeste é a área mais afetada.

O número de pessoas afetadas subiu consideravelmente em relação aos cálculos divulgados no sábado (28) pela Defesa Civil do estado porque a prioridade dos municípios era auxiliar as famílias que estavam em situação de risco. De acordo com o levantamento anterior, havia cerca de 2,2 mil pessoas fora de casa - entre desabrigados e desalojados - em 34 municípios catarinenses.

De acordo com o relatório deste domingo (29), 14 municípios decretaram situação de emergência. São eles: Joaçaba, Palmitos, Herval d'Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga, Irani, Rio do Sul, Cordilheira Alta e Videira. Também atingida, Rio das Antas havia decretado emergência por causa das chuvas do início de junho.

A Defesa Civil do estado informou que os números podem subir ainda mais e alguns municípios podem solicitar o decreto nas próximas horas. Com situação estabilizada, os rios começam a baixar gradativamente. O único a subir, conforme o órgão estadual, é o rio Itajaí-Açú (está com 9,39 metros acima do nível normal), que se eleva cerca de 2 centímetros por hora.

NO FINAL, HOLANDA VIRA E ELIMINA O MÉXICO DA COPA

O México nunca disputou cinco jogos em uma mesa edição de Copa do Mundo nem tinha atingido as quartas de final em Mundial que não organizasse. 

Nesta tarde, sob cerca de 30ºC e umidade próxima dos 70% em Fortaleza, fazia esses dados mudar até os 42 minutos do segundo tempo, mas recuou demais. 

E a Holanda, melhor time da primeira fase, fez dois gols no fim para se classificar vencendo por 2 a 1. O México se dispôs a jogar e levou perigo até abrir o placar com Giovani dos Santos, aos três minutos do segundo tempo. Mas recuou e provou que não basta encher sua área de jogadores para saber defender e que o goleiro Ochoa, sozinho, não pode ser salvador sempre. Aos 42, Huntelaar, que entrou no lugar de Van Persie, escorou para Sneijder empatar e, aos 48, o próprio Huntelaar converteu pênalti sofrido por Robben.

Chorando, os mexicanos saíram do Castelão aplaudidos por sua torcida, que compareceu em bom número e tiveram o apoio de muitos brasileiros. A festa ficou para os holandeses, que joga às 17 horas (de Brasília) de sábado, na Fonte Nova, em Salvador, contra o vencedor do duelo entre Costa Rica e Grécia, que se enfrentam ainda neste domingo, em Pernambuco.

EX-VEREADOR PAULO PARNINHA TEVE NOME HOMOLOGADO COMO VICE-GOVERNADOR DE ARAKEN NA CONVENÇÃO DO PSL

O Partido Social Liberal (PSL) confirmou, em convenção, o nome do advogado Araken Farias, como candidato a governador. O candidato a vice-governador é vemde Caicó é do Seridó. 

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Caicó Paulo Roberto, o “Paulo Perninha”, que em 2010 saiu candidato a deputado estadual pelo PHS. Paulo Roberto recebeu o convite do próprio Araken que quer prestigiar a região do Seridó

Araken Farias é ex-coordenador geral do Procon/RN, cargo que assumiu em 2011. Ele é advogado formado pela Faculdade de Natal (FAL) e pós-graduado em Direito Processual pela Metas Curso. Na convenção do PSL ainda foi homologada a candidatura do terapeuta Roberto Ronconi para o Senado. Na proporcional, o PSL lançou quatro nomes para a Assembleia Legislativa e oito para a Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação.

HOLANDA X MÉXICO HOJE EM FORTALEZA

Destaques ofensivos da primeira fase, Van Persie e Robben carregaram a Holanda e contribuíram para que a seleção terminasse a primeira fase da Copa do Mundo como o melhor ataque da competição, com 10 gols a Colômbia já tem 11, mas dois foram marcados na fase de oitavas.

Os desafios aumentam com a sequência da competição e, neste domingo, às 13h (de Brasília), em Fortaleza, eles terão pela frente o paredão Ochoa e a defesa do México, que pararam o Brasil e levaram apenas um gol, empatando com Bélgica e Costa Rica como os times menos vazados. A partida vale vaga nas quartas de final da Copa.

Desde o primeiro jogo da Copa do Mundo, Van Persie e Robben vêm mostrando o poderia ofensivo da Holanda. Logo na estreia, golearam a atual campeã Espanha por 5 a 1. Cada um fez dois gols nesse jogos e abriram caminho para a campanha vitoriosa na fase de grupos.

A dupla já marcou seis vezes na competição, sendo três de cada. Van Persie não atuou contra o Chile, na vitória por 2 a 0, por estar suspenso. Coincidentemente, Robben não fez gol, mas deu passe para o segundo, de Depay na reta final do confronto.

COSTA RICA E GRÉCIA FAZEM O DUELO MAIS SURPREENDENTE DA COPA HOJE EM RECIFE

Melhor se ater às diferenças do confronto mais surpreendente da Copa do Mundo. O rótulo de zebra é o lugar comum. Costa Rica e Grécia chegam às oitavas de final com trajetórias distintas. Tanto quanto o estilo de jogo de cada uma. 

Se os Ticos empolgaram com um futebol rápido, alegre e ofensivo, os gregos resistiram à sua maneira. Ao fim do jogo deste domingo na Arena Pernambuco, a partir das 17h, uma das seleções seguirá fazendo história.

A Costa Rica tenta superar a campanha de 1990 e alcançar as quartas de final pela primeira vez. As vitórias sobre Uruguai e Itália asseguraram uma das classificações mais inesperadas da história das copas, em primeiro lugar no grupo da morte.

Os gregos esperaram até o último minuto - literalmente para reafirmar a lição de uma década atrás: nunca duvide deles, os campeões da Eurocopa de 2004. O enredo no Grupo C teve cara de Grécia. Com direito a gol salvador aos 47 minutos do segundo tempo, de pênalti, contra a Costa do Marfim. Nas duas primeiras rodadas, derrota para a Colômbia por 3 a 0 e empate com o Japão em 0 a 0. Um ponto, nenhum gol.

Será um jogo difícil. São duas seleções que, mesmo em esquemas diferentes, possuem algumas semelhanças. Ambas gostam de contra-ataques e acredito que será um jogo duro. Tanto para nós, quanto para eles afirmou o técnico da Grécia, o português Fernando Santos.

144 MULHERES JÁ FORAM ASSASSINADAS NO CEARÁ ESTE ANO

Somente até maio deste ano, 1.992 pessoas foram vítimas de crimes como homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, no Ceará. Dentre elas, estão 144 mulheres, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os crimes que, geralmente, acometem mulheres estão ligados a questões passionais ou ao tráfico de drogas, segundo a Polícia.

A maioria dos casos ainda são motivados por violentas emoções, mas cresce o número de assassinatos em que a vida das vítimas valeram três ou quatro pedras de crack. Na última terça-feira, uma médica chamada Elisabete Bernardes foi morta a tiros pelo ex-companheiro, Onofre Ribeiro, que não se conformava com o fim do relacionamento. Após dar um tiro no peito da professora de uma faculdade de medicina da Cariri, Ribeiro se suicidou com um tiro na boca.

O caso ocorrido no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, chocou a sociedade. Muitas demonstrações de indiganção dos alunos, colegas de trabalho e amigos de Elizabete foram presenciadas durante o velório e sepultamento dela.

Para a professora Jânia Perla Aquino, do laboratório de Estudo da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), os crimes que envolvem mulheres são complexos e contraditórios, principalmente, porque acontecem em todos os setores da sociedade.

SOBE PARA 6,7 MIL O Nº DE PESSOAS FORA DE CASA POR CAUSA DA CHUVA NO RS

Divulgado no final da tarde deste sábado (28), o novo boletim da Defesa Civil Estadual mostra que saltou de 4,7 mil para 6,7 mil o total de pessoas obrigadas a deixar suas casas em função das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, mais duas prefeituras foram incluídas na lista de municípios atingidos, que agora soma 54.

De acordo com o órgão, o estado já tem 2.395 moradores desabrigados. Já o total o número de desalojados, que estão abrigados em casas de amigos e familiares, chegou a 4.371 pessoas. 


Oficialmente, três municípios enviaram decretos de emergência à Defesa Civil: Barão de Cotegipe, Erval Grande e Vicente Dutra. O acumulado de chuva nas últimas horas provocou alerta na Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Ao menos 22 cidades registraram problemas com alagamentos e cheias de rios entre esta quarta (25) e sexta-feira (27). As regiões Norte e Noroeste foram as mais afetadas. O órgão ressalta, no entanto, que são problemas pontuais e que não há números concretos de desabrigados e desalojados.

Os estragos maiores ficaram restritos a algumas cidades. Em Três Passos, no Noroeste, a cheia do rio invadiu plantações, destruiu pontes e abriu valetas em algumas estradas. O transporte escolar e o recolhimento da produção leiteira estão prejudicados em sete localidades, conforme a prefeitura.

DUAS APOSTAS ACERTAM MEGA-SENA E LEVAM R$ 21,3 MILHÕES CADA

Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 21.337.822,84 cada. O sorteio do concurso de número 1612 foi realizado neste sábado (28), em Nova Veneza (SC). 

O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (2), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 06 - 13 - 17 - 36 - 42 - 51

As apostas ganhadoras foram feitas em Feira de Santana, na Bahia, e no Rio de Janeiro. A quina teve 261 acertadores, que levaram prêmio de R$ 14.506,18 cada um. Além disso, houve 16.822 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 321,52.

PREFEITO DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES TEVE MANDATO CASSADO PELO TRE

O prefeito Brenno Queiroga, de Olho D'Água do Borges, teve sua cassação confirmada em primeira instância pelo Tribunal Regional Eleitoral, em Natal.

Brenno ainda pode recorrer ao( TSE ) Tribunal Superior Eleitoral, porém terá que deixar o cargo de prefeito de sua cidade. Quem comanda o município interinamente é a presidente da Câmara Municipal, Célia Queiroga, que é tia dele.

No caso do TSE confirmar a decisão de primeira e segunda instância, Célia Queiroga vai convocar novas eleições e ela própria poderá concorrer, como aconteceu em Mossoró e demais cidades da do Rio Grande do Norte, principalmente na região Oeste do Estado.

PESQUISA GALLUP CONTRADIZ TERROR MIDIÁTICO

A coluna do jornalista Janio de Freitas deste domingo traz uma contradição entre o cenário de terror desenhado pela mídia nacional e a pesquisa Gallup que coloca o Brasil no topo da perspectiva de felicidade futura. Leia abaixo:

DOIS PAÍSES

A imprensa, a TV, as rádios que tocam notícia não deixam que nos enganemos. O nosso desânimo é total, o pessimismo nos imobiliza, o desemprego nos alarma, estamos todos reduzidos a desastres humanos e o país chafurdado na vergonha do seu fracasso. A Confederação Nacional da Indústria, a sádica CNI, ainda tem a perversidade de pagar mais uma sondagem para nos dizer que, nos últimos dias, afundamos mais ainda em nossa humilhação.

Aí vem uma pesquisa internacional, a Gallup World Cup diz a informação que feita "em mais de 130 países" e traz esta conclusão: pela oitava vez consecutiva, o Brasil "está no topo" em satisfação com a vida nos futuros cinco anos. Com a nota 8,8 na média da opinião dos brasileiros, em escala que vai de 0 a 10 para a "felicidade futura".

Estou tão desanimado, como o país todo, que não tenho disposição para qualquer comentário sobre o conflito das duas visões e, muito menos, sobre sua causa.