Páginas

29 de abril de 2014

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA DOLEIROS EM 4 ESTADOS BRASILEIROS

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou hoje (29/4) a Operação Grande Truque, com o objetivo de desbaratar quadrilha internacional de doleiros especializada em realizar operações ilegais de câmbio e de remessas internacionais de divisas ao exterior, o que atinge o Sistema Financeiro Nacional.

A operação é resultado de investigação iniciada no ano de 2010, quando a Polícia Federal passou a apurar as movimentações financeiras em nome de doleiros, os quais, naquele momento, já estavam envolvidos em operações suspeitas da ordem de mais de R$ 4,3 milhões de reais em cerca de nove meses, segundo Relatório do COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Cerca de 180 policiais federais, com apoio de servidores da Receita Federal, deram cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de condução coercitiva e três mandados de prisão preventiva, em 12 empresas, como casas de câmbio, importadoras e empresa de segurança privada, e nas residências dos investigados, além de mandados de sequestro de bens.

Os locais onde estão sendo realizadas as ações são: Boa Viagem, Areias, Avenida Recife, Afogados, Paulista, Pombos, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Jaboatão, Goiana, Estância, Olinda, Ibura, Águas Compridas e Pau Amarelo. A operação foi deflagrada em Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

TRE CASSA PREFEITO E VICE DE JARDIM DE PIRANHAS NA REGIÃO DO SERIDÓ

Por seis votos o Tribunal Regional Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e vice de Jardim de Piranhas, respectivamente Elidio Queiroz (PSD) e Nana da Farmácia (PT), por denúncia de abuso de poder econômico, a famosa compra de votos.

A decisão foi também pela realização de eleições suplementares, que só serão realizadas se o TSE mantiver a decisão. Enquanto isso, tanto Elidio como Nana permanecem nos respectivos cargos.

A assessoria do prefeito afirmou que ele esartá se reunido com sua assessoria jurídica para definir que ações serão promovidas no sentido de reverter a situação.

VEREADOR NILDSON DANTAS SOLICITA CONSTRUÇÃO DE GIRADOURO NO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ

O Vereador Nildson Medeiros Dantas (PROS), deu entrada na sessão desta segunda-feira (28), da Câmara Municipal de Caicó, com indicação solicitando que seja enviado oficio ao Diretor Geral do DETRAN, Willy Saldanha, para que possa ser feito um estudo técnico no sentido de viabilizar a construção de um giradouro no cruzamento das ruas Manoel Gonçalves de Melo com a Rua Chilon Heráclio de Araújo no Bairro Barra Nova.

Nildson disse que todos sabem do caos que se instala naquele setor e horário de grande movimento de veículos, ficando assim o trafego lento e causando congestionamento, o que também prejudica o acesso ao Hospital Regional do Seridó. Ele lembrou também que no local vários acidentes já foram registrados.

ELEIÇÕES: CHANCE DE 2º TURNO AUMENTA EM 2014, DIZ PESQUISA

Segundo turno. Segundo a pesquisa divulgada nesta terça, Dilma venceria Aécio e Campos em um eventual segundo turno, caso as eleições fossem hoje. No entanto, a margem de vantagem da petista em relação a seus principais adversários diminuiu em comparação com fevereiro.

Na atual edição do levantamento, a presidente chega a 39,2% das intenções de voto num segundo turno contra Aécio, que tem 29,3%. Em fevereiro, o resultado era 46,6% contra 23,4%.

O mesmo se observa quando o cenário medido para o segundo turno é entre Dilma e Campos. A presidente tem 41,3% das intenções de voto, contra 24% do ex-governador. Em fevereiro, Dilma batia Campos por 48,6% a 18%.

A pesquisa CNT/MDA também avaliou uma eventual disputa entre Aécio e Campos no segundo turno. Nesse quadro, o tucano surge com 31,3% das intenções de voto e Campos, com 20,1%. Em fevereiro, o confronto entre os dois principais nomes da oposição no segundo turno tinha 31,6% das intenções de voto para Aécio e 16,9% para o ex-governador de Pernambuco.
Na foto, O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG),
tem 21,6% das intenções de voto

PAPA FRANCISCO VAI ENVIAR MENSAGEM ANTIRRACISMO PARA A ABERTURA DA COPA

O Papa Francisco vai participar da campanha contra o racismo na Copa do Mundo, garante a presidente Dilma Rousseff. Convidado a vir ao Brasil para o jogo de abertura do Mundial, o pontífice disse que não poderia estar presente e aceitou enviar um manifesto contra a discriminação racial. 

O texto do Papa, segundo Dilma, vai ser lido por um jogador da seleção brasileira minutos antes do início da partida e tem o aval da Fifa..

"Conversei com o Papa sobre a nossa disposição de fazer da Copa um marco mundial contra o racismo, assim como estamos conversando com líderes de todos os segmentos religiosos. Ele (o Papa) concordou com a nossa proposta, lamentou não poder vir ao jogo de abertura, mas se prontificou a mandar o texto para ser lido antes do jogo" disse a presidente Dilma.

ASSALTANTES DOS CORREIOS DE PATU TINHAM ESCONDERIJO EM POMBAL NA PB

Policiais Civis das cidades de São Bento e Catolé do Rocha encontraram na zona rural da cidade de Pombal, no alto sertão da Paraíba, o esconderijo dos assaltantes que participaram da ação

criminosa ocorrida no último dia 24, que culminou com a morte do gerente dos Correios da cidade de Patu. Após serem surpreendidos pela policia, os assaltantes entraram no meio da mata na divisa RN/PB, e o saldo foi um assaltante morto identificado como sendo Samarone Pereira de Carvalho, 38 anos, que era procurado pela justiça do Rio Grande do Norte.

Havia informações de que os outros integrantes da quadrilha seriam paraibanos das cidades de Paulista e Pombal, o que de fato foi confirmado pelo serviço de inteligência da policia civil paraibana.

Uma varredura foi feita no sítio Almas, que fica na divisa de Paulista com Pombal, o qual pertence ao sogro do líder do bando, Livalci Muniz, o “Galeguinho”. 


A polícia informou que no local, o mesmo está construindo uma verdadeira mansão com o dinheiro dos roubos a bancos e correios de vários estados do Nordeste. No local foram encontrados rádios comunicadores, um carregador de pistola ‘ponto 380’, um porta munições, uma touca ninja, e até um equipamento utilizado para bloquear sinais de satélite de rastreamento de veículos e cargas de ultima geração, o que surpreendeu até policiais experientes.

NO RN ALIAÇA COM PT DEIXA DEPUTADOS DO PSD INSATISFEITOS

A coligação PSD-PT, que foi ratificada no encontro estadual do PT, colocando o vice-governador Robinson Faria como candidato ao Governo do Rio Grande do Norte e a deputada federal Fátima Bezerra como postulante ao Senado, enfrenta sua primeira crise.

Os petistas aprovaram resolução definindo pela chapa própria na disputa de deputado estadual. No entanto, a definição encontra resistência entre pré-candidatos do PSD na chapa proporcional.

Embora o vice-governador Robinson Faria tenha afirmado, durante o evento, que compreende a posição do PT, o fato não é aceito por deputados estaduais do PSD.A deputada estadual Gesane Marinho disse desconhecer que já foi fechado o acordo para o PT sair sozinha na disputa para Assembleia Legislativa. “As conversas em relação a proporcional estão acontecendo. Queremos uma coligação com todos juntos”, disse Gesane Marinho.

A parlamentar observou que o vice-governador Robinson Faria sabe da reciprocidade que há. “Ele (Robinson) não pode ir para o projeto sem a gente, e a gente não pode ir para o projeto sem ele”, comentou a deputada estadual. 

AÉCIO NEVES DIZ QUE MIGRAÇÃO DE VOTOS PARA OS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO É "TENDÊNCIA NATURAL"

O Presidenciável do PSDB, Aécio Neves, interpretou a queda de sete pontos da presidente Dilma na pesquisa eleitoral divulgada pela CNT nesta Terça-Feira, de 43% para 37% das intenções de voto, como "um cansaço em relação a tudo isso que está aí e o sentimento crescente no eleitorado de mudança." Para o tucano, que cresceu 4,6 pontos, a migração de votos para os candidatos da oposição é "tendência natural.

Em um evento oficial na Bahia, a presidente Dilma Rousseff disse ter certeza que o povo não vai voltar atrás nas conquistas; "Tenho certeza de que o povo brasileiro não vai retroagir, desistir disso que nós conquistamos", afirmou, citando a redução da desigualdade social e a criação de empregos.

Segundo Aécio Neves, "é natural que, ao longo do tempo, a partir do momento em que os candidatos de oposição vierem a ser mais conhecidos, há uma tendência natural de uma migração de votos que estavam próximos ao governo para esses candidatos". O pré-candidato disse não acreditar, no entanto, que isso acontecerá "numa enorme velocidade antes do início da propaganda eleitoral".

NOVOS NÚMEROS DESAFIAM FUTURO DE DILMA E LULA

Com novos números sobre a mesa, chegados com a pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã desta terça-feira 29, mudaram as condições de temperatura e pressão em torno dos presidenciáveis. A oposição mostrou ter alcançado, a pouco mais de cinco meses da eleição, novos patamares, com melhores ares. Num salto de quase cinco pontos entre fevereiro e a semana passada, quando foi feito o campo do levantamento, o presidente do PSDB, Aécio Neves, superou a casa da dezena para chegar a entusiasmantes, para ele e os seus, 21,6%. Podendo ser visto, assim, como grande vitorioso do levantamento, Aécio provou a si mesmo que a estratégia de ser um crítico incansável do governo está dando resultados concretos.

Para o presidente do PSB, Eduardo Campos, a pesquisa também trouxe boas notícias. Ele atingiu, igualmente pela primeira vez, os dois dígitos, perfazendo 11,8% das intenções de voto. Nem é preciso haver boa vontade para julgar o resultado como perto do excelente. Afinal, até quatro semanas atrás Campos estava circunscrito a Pernambuco, que governava, e ao Nordeste, região em que é mais conhecido. Num movimento conjunto, formalizou sua chapa com Marina Silva, mudou-se para São Paulo para se instalar no centro do maior eleitorado do País e, como prêmio antecipado, viu seu nome subir mais de um ponto e meio desde a última pesquisa do mesmo instituto. Campos confirmou que está caminhando na direção certa.

As piores cartas, agora, recaíram nas mãos dos jogadores do governo. A presidente Dilma Rousseff, é certo, por mais esta rodada ainda venceria a disputa em primeiro turno. E em todos os cenários apresentados para uma eventual segunda volta. Com 37% das intenções de voto, porém, o problema para ela foi o registro da perda de sete pontos percentuais entre a pesquisa de fevereiro e a atual. A explicação está à vista de todos, na saraivada ininterrupta de ataques certeiros da oposição e repercussão intensa na mídia tradicional e familiar. Tudo dentro da regra do jogo, o que já era esperado pelos estrategistas do Palácio do Planalto. 

PRESIDENTE DILMA ANUNCIOU MEDIDAS PARA COMBATE À SECA NO NORDESTE NESTA TERÇA-FEIRA NA BAHIA

A presidente Dilma Rousseff entregou nesta manhã em Feira de Santana (a 110 quilômetros de Salvador) 228 máquinas a 190 prefeituras baianas. Os equipamentos vão ajudar na recuperação de estradas que ligam o campo às cidades, beneficiando 203 mil agricultores. Entre as máquinas, estão 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás- carregadeiras. O investimento total é de R$ 67,9 milhões.

Dilma entregou e anunciou obras para o estado. Após a entrega simbólica das chaves de equipamentos que irão beneficiar estradas do interior, foi assinada a contratação de cinco mil cisternas de água, para consumo em escolas rurais do semiárido. Outras duas mil cisternas vão garantir água às famílias quilombolas, envolvendo dez municípios.

A chefe da nação disse que a região Nordeste se preparou melhor para conviver com a seca do que "estados mais ricos da federação", que hoje enfrentam problemas de abastecimento de água, como São Paulo.

"Aqui no Nordeste tem mais obra de segurança hídrica que nos estados mais ricos da federação, e que hoje têm problema de abastecimento de água, porque no Nordeste se precaveram e estão construindo soluções estruturantes".

Ela destacou "importância" da instalação das cisternas. "Máquinas são para municípios que precisam escoar produção e ter autonomia para construir estradas. Para se conviver com a seca é preciso ter segurança hídrica e, para isso, estamos distribuindo água, através das cisternas", disse a presidente.

PESQUISA ENCOMENDADA PELA CNT MOSTRA NOVA QUEADA DE DILMA

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (29) mostra que, a menos de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) registrou 37% das intenções de voto e se mantém na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto, em um cenário que não inclui pré-candidatos de pequenos partidos. Na pesquisa anterior, feita com o mesmo critério e divulgada em fevereiro, Dilma aparecia com 43,7%, 6,7 pontos percentuais a mais que agora.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece na segunda colocação, com 21,6% das intenções de voto. Em fevereiro, ele tinha 17%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) se manteve na terceira colocação, com 11,8% (contra 9,9% na pesquisa anterior).

A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O MDA ouviu 2.002 eleitores entre os dias 20 e 25 de abril, em 137 municípios de 24 unidades da federação. Por ser ano eleitoral, a pesquisa foi registrada sob o número BR00086/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como determinam as regras eleitorais.

Segundo cenário
Em um cenário com seis pré-candidatos, que inclui nomes de pequenos partidos, o resultado foi o seguinte:


- Dilma Rousseff: 36,5%
- Aécio Neves: 21,5%
- Eduardo Campos: 11,2%
- José Maria Eymael (PSDC): 0,6%
- Levy Fidelix (PRTB): 0,4%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0,4%


Nesse cenário, 19,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 10,2% disseram que não sabiam ou não responderam.

Terceiro cenário
Em um terceiro cenário, no qual aparecem outros dois possíveis candidatos "nanicos", o levantamento mostra:


- Dilma Rousseff: 36,4%
- Aécio Neves: 21,2%
- Eduardo Campos: 11,1%
- Magno Malta (PR): 0,6%
- Pastor Everaldo (PSC): 0,4%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0,4%
- José Maria Eymael (PSDC): 0,4%
- Levy Fidelix (PRTB): 0,3%


Dos eleitores ouvidos nesse cenário, 19% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 10,2% disseram que não sabiam ou não responderam.

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI REAGIU A DENÚNCIA FEITA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Em reportagem publicada hoje, na Tribuna do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini reagiu a denúncia feita pelo Ministério Público onde coloca a chefe do Executivo estadual como envolvida em um suposto esquema de contratação ilegal da empresa Marca, para administrar o Hospital da Mulher, em Mossoró.

“Por que o Ministério Público não fez os questionamentos quando o processo começou? Vem fazer agora, dois anos depois e em ano eleitoral, acho muito estranho”, destacou a Rosalba Ciarlini.

A chefe do Executivo, o ex-secretário de saúde Domício Arruda e outros 15 acusados e nove empresas são responsabilizados por improbidade administrativa e pede ressarcimento do prejuízo causado aos cofres públicos, em ação assinada pelo procurador geral de Justiça Rinaldo Reis.

TRE REJEITA RECURSOS DE LARISSA ROSADO E CLÁUDIA REGINA

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou os recursos das candidatas a prefeita de Mossoró Larissa Rosado (PSB) e Cláudia Regina (DEM).

As duas tiveram os pedidos de registro negados pelo juiz Herval Sampaio, da 33 Zona Eleitoral, e recorreram ao TRE, decisão que foi mantida a unanimidade. Os advogados das duas políticas já confirmaram que entrarão com recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

O advogado Marcos Lanuce, que defende Larissa Rosado, disse que aguardará a publicação do acórdão pelo Tribunal Regional para poder recorrer ao TSE. “O posicionamento da Corte foi equivocado, a sentença de primeiro grau deveria ter sido reformada. Houve mácula a ordem processual. Não foi outorgado o exercício do direito de defesa”, disse.

Em Brasília está o recurso impetrado por Larissa Rosado para tentar reverter a condenação de inelegibilidade por oito anos, resultado de um processo originado na eleição de 2012, quando ela disputou a Prefeitura de Mossoró. Nele, a deputada é acusado de abuso de poder midiático. “O recurso está com a ministra Laurita Vaz há seis meses aguardando julgamento”, disse o advogado.

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, AUMENTOU 4,5 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) informa que a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, que abastece mais de 500 mil habitantes de mais de 35 cidades do oeste do Rio Grande do Norte, aumentou 4,5 milhões de metros cúbicos de nas últimas 24 horas.

Isto equivale apenas a 5 centímetros de água no reservatório, que ainda precisa de mais 10,1 metros de lâmina de água para atingir a cota de sangria, ou seja, chegar a armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

O servidor do DNOCS Geraldo Magela, revelou que que nesta terça-feira o nível da Barragem deve subir até 15 centímetros, considerando o grande volume de água que está chegando na região de Jucurutu.

A Barragem Armando Ribeiro, que fica entre as cidades de Itajá e Jucurutu, chegou a ficar com apenas 32% de sua capacidade total de armazenamento, o nível mais baixo desde sua primeira sangria em 1985. Este reservatório foi concluído em 1983.

SERVIDORES DA UFRN PROTESTAM DURANTE VISITA DO MINISTRO DO ESPORTE A NATAL

Em greve há 45 dias, os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fizeram um protesto durante a visita do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao Parque Poliesportivo do campus. A intenção do movimento é buscar uma negociação para o reajuste salarial da categoria. O ministro cumpre agenda em Natal nesta terça-feira (29).

Segundo o presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest/RN), José Rebouças, há um descumprimento no acordo firmado entre o sindicato e o governo federal com relação ao pagamento do reajuste salarial. "Estamos querendo melhorias para os nossos servidores. É um movimento pacífico e sem qualquer prejuízo ao minitro. O que queremos é apenas um diálogo com ele, ppr ser um ministro de estado, para que interceda nos nossos anseios", explicou José Rebouças.
Foto: Jocaff Souza/G1)

MULHER PERDE CONTROLE DE CARRO E CAI DENTRO DE RIO

Uma mulher caiu com o carro dentro de um rio na Grande Natal na manhã desta terça-feira (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a condutora perdeu o controle do veículo na BR-101, quando passava pela ponte sobre o rio Ceará-Mirim no sentido que dá acesso ao litoral Norte, e caiu dentro do afluente.

Ela foi retirada de dentro d'água por um homem que passava pelo local no momento do acidente. A Polícia Rodoviária Feral (PRF) confirmou que a mulher, ainda não identificada, foi socorrida ao hospital de Extremoz, na região metropolitana. A PRF ainda não sabe o motivo do acidente, bem como não tem informações acerca do estado de saúde da motorista.
(Foto: Lucian Kleyton/G1) 

28 de abril de 2014

DURANTE ENTREVISTA À TV PORTUGUESA, LULA DISSE QUE OS AMIGOS MENSALEIROS NÃO SÃO DA SUA CONFIANÇA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista exibida neste domingo a uma TV portuguesa que o julgamento do processo do mensalão teve “viés político” e que os petistas presos por envolvimento no caso “não são de sua confiança”.

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de três integrantes da cúpula petista por participação no esquema de compra de apoio político no Congresso no início do governo Lula, entre 2003 e 2005. Foram presos o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; e ao ex-presidente nacional do partido, José Genoino.

“O mensalão teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. O que eu acho é que não houve mensalão”, afirmou ele, em uma das poucas manifestações públicas que fez sobre o caso após o fim do julgamento. Em seguida, Lula interrompeu a repórter, que começou uma pergunta sobre o fato de pessoas da confiança do ex-presidente terem sido presas.

“Não se trata de gente da minha confiança”, disse Lula, para se referir a mensaleiros como José Dirceu, que exerceu o cargo de maior confiança em seu governo, o de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, espécie de “primeiro-ministro”. Ou de José Genoino, velho companheiro de lutas, deputado federal que o ex-presidente Lula transformou em presidente nacional do PT, o Partido dos Trabalhadores. à TV portuguesa, Lula remendou: “Tem companheiro do PT preso. E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada”. Lula esteve em Portugal para participar da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos.

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA MULHER POLICIAL AGUARDA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA

Está nas mãos da presidente Dilma Rousseff a possibilidade de a policial mulher poder se aposentar depois de 25 anos de contribuição ao INSS. 

O projeto que dispõe sobre esse benefício foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 22 e, como já havia passado pelo Senado, seguiu para a sanção presidencial.

A proposta, apresentada pelo então senador Romeu Tuma, em 2001, estabelece ainda que para se aposentar com 25 anos de contribuição a mulher deve ter, pelo menos, 15 anos de exercício de cargo de natureza estritamente policial. As regras mudam a Lei Complementar 51/1985. 


De acordo com as normas vigentes, os policiais – tanto homens quanto mulheres - podem se aposentar com salário integral após 30 anos de serviço, com no mínimo 20 anos no cargo. Além disso, são aposentados compulsoriamente com proventos proporcionais ao tempo de serviço aos 65 anos de idade.

POLÍTICOS E EMRESARIOS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM NATAL

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, participou, na manhã desta segunda-feira (28), da abertura do 20º seminário “Os Motores do Desenvolvimento do RN”, evento realizado pela Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investments, Fiern, Fecomercio/RN e UFRN.

Com presença de representantes das classes política e empresarial, o evento, tem a missão de discutir os desafios dos pilares da economia potiguar para as áreas de Comércio, Serviços e Turismo o presidente do grupo Riachuelo, ex-deputado Flávio Rocha foi um dos palestrantes. 

AÉCIO NEVES SAI EM DEFESA DO STF

O pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, classificou como "lamentável" a declaração do ex-presidente Lula sobre o chamado 'mensalão'. Em entrevista à emissora RTP, de Portugal, Lula declarou que o julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal teve "80% de decisão política e 20% jurídica". Para Aécio, este "foi um momento de infelicidade do ex-presidente".

"É lamentável vermos um ex-presidente da República com afirmações que depõem contra o Poder Judiciário brasileiro. É esteio da democracia brasileira. Não podemos respeitar o Poder Judiciário quando ele toma decisões que são favoráveis e desrespeitá-lo quando ele toma decisões que não nos são favoráveis", afirmou o senador, depois de uma palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Na opinião do tucano, Lula, pelo cargo que já ocupou, deveria ser o primeiro a zelar pelo respeito às nossas instituições. "Quando se combate o Judiciário, quando se combate a imprensa, porque é crítica a ações do nosso grupo político, ou apenas por isso, não se faz um bem à democracia", disse. "Não compreendo as razões que levaram ele a esta contabilidade", acrescentou.

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (28) que a "desqualificação" do tribunal é um "fato grave que merece o mais veemente repúdio".

Declaração foi resposta à afirmação do ex-presidente Lula na qual afirmou que o julgamento da Ação Penal 470 teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica".

"Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do país", afirmou na nota Joaquim Barbosa. 

BANCADA DO PR PEDE VOLTA DE LULA NO LUGAR DE DILMA

O líder do PR na Câmara, deputado Bernardo Santana (MG), divulgou na tarde desta segunda-feira 28 um manifesto em defesa do retorno de Lula à Presidência da República.

O documento foi assinado por 20 dos 36 deputados da legenda. Segundo Santana, o Brasil precisa de um "reencontro com os princípios da aliança de 2002", ano em que Lula foi eleito pela primeira vez.

Para o líder do PR, é o ex-presidente quem tem condições de lidar com o atual cenário econômico do País. "Entendemos que o momento de crise, dentro e fora do País, reivindica a força de uma liderança política com a experiência e o brilho de Luiz Inácio Lula da Silva", diz trecho do manifesto. Após a leitura do documento, o parlamentar pendurou uma foto do ex-presidente na sala da liderança do partido na Câmara.

O apoio ao movimento de Volta, Lula, segundo o deputado, é uma tentativa de sensibilizar o próprio ex-presidente, que nega que será candidato à Presidência. Coincidência ou não, uma nota publicada pela colunista Joyce Pascowitch nesta segunda tem movimentado o cenário político. Segundo ela, Lula teria confidenciado a pessoas próximas que aceitou o desafio de concorrer ao Planalto já em 2014.

FILHA DE JOSÉ GENOINO REBATE LAUDO MÉDICO AFIRMANDO QUE O ESTADO DE SAÚDE DO PETISTA NÃO É GRAVE

A filha de José Genoino rebateu, nesta segunda-feira 28, um lado divulgado pela junta médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que aponta que o estado de saúde do ex-deputado não é grave.

O documento foi encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e servirá como base para que ele decida se Genoino será mantido em prisão domiciliar ou volte para a Penitenciária da Papuda.

"Estão veiculando mentiras de que saiu um laudo que afirma que meu pai pode voltar ao presídio. É MENTIRA! Ele precisa de cuidados médicos!", escreveu Miruna Genoino. No texto publicado no site "Somos da família Genoino", criado para arrecadar doações para pagar a multa do petista, ela esclarece que seu pai está, sim, estável, mas somente "porque está cumprindo sua injusta pena em um DOMICÍLIO, sob os cuidados de sua família, o que é FUNDAMENTAL".

Em um formato de perguntas e respostas, ela explica que o problema que seu pai teve na aorta não foi simples, mas "muito grave".

Por favor, amigos, me ajudem, divulguem a verdade, gritem se for preciso. não deixem que a folha, a globo e a grande mídia continuem propagando mentiras que estão colocando em risco a vida de meu pai! estes grandes meios estão manipulando informações sobre a saúde de um ser humano! nos ajudem por favor. é pela vida de José Genoino que estamos aqui pedindo o seu apoio.

JOYCE PASCOWITCH: LULA ACEITOU SER O CANDIDATO

A colunista social Joyce Pascowitch, que edita o site Glamurama e a revista Poder, publicou uma nota nesta tarde que agita o mercado político e também financeiro. Segundo ela, o ex-presidente Lula aceitou o desafio de concorrer à presidência da República já em 2014. Leia abaixo:

O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula.

Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

Desde meados de março, o mercado financeiro tem reagido de forma bastante sensível a qualquer rumor ou novidade sobre as eleições presidenciais que ocorrerão neste ano. Nesta segunda-feira (28), não foi diferente: após a jornalista Joyce Pascowitch cravar que Lula será o candidato à presidência pelo PT, a maioria das ações de empresas estatais passou a registrar alta, apresentando um volume bastante acima da média pouco antes da publicação. 

ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS NO RN CRESCEU 12,1% EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

O potiguar reclama que paga muito imposto e não tem o retorno nos serviços, sobretudo, em setores chave, como saúde, segurança e educação. Do outro lado, o Governo reclama da arrecadação de impostos, que é abaixo do esperado e impede que o Estado saia da crise. 

Quem está errado? Ao que parece, o Governo. Afinal, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a arrecadação estadual de impostos só aumenta. Alias, já são mais de R$ 1 bilhão arrecadados em menos de quatro meses de 2014.

A informação foi divulgada hoje, pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern). A categoria finalizou na semana passada o estudo sobre a situação econômica do Estado, analisando: receitas e despesas; as principais fontes de recursos e variações nos últimos três anos. A análise é baseada em dados do Estudo de Desempenho Econômico do Estado, com base na arrecadação e PIB, feito pelo Dieese.

“Quanto aos resultados da administração tributária do RN, numa análise comparativa do 1º Trimestre 2014 x 2013 dos impostos geridos pela Secretaria Estadual de Tributação (SET) em relação à Receita Corrente do RN, por exemplo, verificou-se que entre janeiro e abril deste ano a arrecadação dos impostos locais estaduais (geridos pela SET) cresceu 12,1% em relação ao ano passado. Chegamos a R$ 1.089.166.800 contra R$ 971.520.767 em 2013. Ou seja, o crescimento nominal foi de R$ 117.646.033″, adiantou Pedro Lopes, auditor fiscal presidente do Sindifern.

Com esses números, é possível dizer que, só de imposto, o Governo do Estado arrecadou R$ 272,2 milhões por mês, o que significa R$ 9 milhões por dia ou R$ 378 mil por hora, se preferir. Mesmo assim, a situação de crise no Rio Grande do Norte se manteve, inclusive, com o Executivo cortando parte do duodécimo previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para os demais poderes.

HÁ EXATOS 20 ANOS, O BRASIL PERDIA O PILOTO AYRTON SENNA

Há exatos 20 anos, o Brasil perdia seu maior piloto e um dos maiores ídolos nacionais. No dia 1 de maio de 1994, Ayrton Senna sofreu um grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália, e faleceu aos 34 anos. 

Na ocasião, Senna era o líder da prova e perdeu o controle na curva Tamburello, do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, o que fez ele se chocar contra o muro de proteção.

A prova foi interrompida e um clima de comoção tomou conta dos presentes e dos milhões que assistiam a tudo pela TV. Se aparentar qualquer reação, Senna foi retirado de seu carro e levado diretamente para o hospital, onde sua morte foi confirmada poucas horas depois.

O mundo lamentou sua morte, e seu funeral em São Paulo foi acompanhado por milhares de fãs e personalidades da Fórmula 1. Entre os pilotos escoltando seu caixão estava Alain Prost, seu maior rival nas pistas. Também presente estava Sir Frank Williams, seu último chefe de equipe, que declarou: “Ayrton não era uma pessoa comum. Ele foi na verdade um homem mais grandioso fora do carro do que dentro dele.”

Mesmo 20 anos depois, a figura mítica de Ayrton Senna ainda está viva na memória do povo brasileiro e dos apaixonados pela competição. Em eleição feita pelo canal britânico BBC em 2012, ele foi eleito o melhor piloto de todos os tempos.

APÓS DOIS MESES E MEIO, PEDRA PRETA REGISTRA NOVO TREMOR DE TERRA

Um novo tremor de terra foi registrado no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o abalo aconteceu depois de dois meses e meio de calmaria.

Os tremores foram registrados por volta das 9h45 desse domingo (27), com magnitude de 2.1. Segundo o laboratório, o retorno dos tremores significa que a atividade sísmica na região ainda não entrou em um período de calmaria.

No fim de 2013, diversos tremores foram sentidos no município e 14 imóveis acabaram condenados pela Defesa Civil. Um estudo do laboratório de sismologia mostrou que a falha sismogênica da região apresentou um aumento de aproximadamente 1,5 quilômetros entre 2011 e 2013.

CLÁUDIA REGINA E LARISSA ROSADO ESTÃO IPEDIDAS PELO TRE DE CONCORREREM À PREFEITURA DE MOSSORÓ

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou os recursos da prefeita cassada Cláudia Regina (DEM) e da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) para concorrerem nas eleições suplementares para a Prefeitura de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O TRE manteve as decisões do juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, que negou o registro de Cláudia Regina e indeferiu a candidatura de Larissa Rosado.


A prefeita afastada e a deputada estadual ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições suplementares estão marcadas para o próximo domingo (4). Cassada 12 vezes pelo TRE por irregularidades durante as eleições em 2012, Cláudia Regina está afastada desde dezembro da prefeitura.
Já para negar o pedido de candidatura de Larissa Rosado, o juiz considerou as condenações por abuso de mídia durante as eleições 2012 que a deputada estadual acumula no TRE. Larissa Rosado está atualmente inelegível.
(Foto: Raul Pereira/Prefeitura de Mossoró)

BANDIDOS FAZEM ARRASTÃO EM RESIDÊNCIA DE POLÍCIAL EM CAICÓ

Três homens armados invadiram a residência de um soldado da Polícia Militar na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte, e realizaram um arrastão. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (28) no bairro do Recreio, momento em que o PM estava com a mulher dele, um filho do casal e os sogros em casa. Os criminosos fugiram levando vários pertences das vítimas após passarem mais de uma hora dentro do imóvel.

De acordo com o major da PM Walmary Costa, comandante do policiamento militar em Caicó, era madrugada quando a família escutou um barulho de uma pessoa pulando o muro. “A mulher do soldado abriu a porta e se deparou com um dos assaltantes. Depois disso, mais dois homens entraram e renderam a família”, relatou.

Ao entraram na casa, os bandidos viram a farda da Polícia Militar e começaram a procurar pela arma do soldado. Sem sucesso, recolheram vários pertences das vítimas e fugiram. A Polícia Militar na cidade foi acionada e ainda realizou diligências na tentativa de encontrar os responsáveis pelo crime, mas nenhum suspeito foi encontrado. 

POLICIAL FOI MORTO DENTRO DE PADARIA EM NATAL

"Infelizmente é o retrato da nossa sociedade. Estamos à mercê dos bandidos e nada podemos fazer". As palavras são de Gustavo Tavares, filho do policial civil Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos, morto a tiros na noite deste domingo (27) durante uma tentativa de assalto a uma padaria localizada no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal.

Gustavo Tavares acrescenta que em 25 anos de Polícia Civil o pai nunca se envolveu em problemas. "Perdi meu pai e a Polícia Civil perdeu um homem de bem, querido por todos", afirma. O corpo do policial foi velado na tarde desta segunda-feira (28) no Centro de Velório Morada da Paz, na zona Sul da capital potiguar.

Ilfran de Araújo estava na padaria acompanhado da irmã quando dois homens entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Um deles ficou no caixa, enquanto o segundo foi para o interior da loja, rendendo a irmã do policial. Ilfran tentou intervir e não percebeu a presença do segundo suspeito. Ele entrou em luta corporal com um dos criminosos e levou dois tiros na cabeça.

O policial foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. Ilfran trabalhava na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DAV), que fica no bairro da Ribeira, e estava perto da aposentadoria. Após o crime, os suspeitos fugiram. De acordo com os vídeos de segurança do estabelecimento e testemunhas, três indivíduos teriam participado do latrocínio fazendo uso de duas motocicletas.

27 de abril de 2014

LIMINAR PROÍBE PREFEITURA DE CONTRATAR ATOR PARA PROPAGANDA EM GOIÁS

Uma decisão liminar proibiu a Prefeitura de Rio Verde, sudoeste de Goiás, de contratar o ator Oscar Magrini para a produção de um vídeo institucional sobre as potencialidades do município no ramo do agronegócio.

A decisão é do juiz Márcio Morrone Xavier, da Vara de Fazendas Públicas, Registro Público e Ambiental. Conforme a ação proposta pelo Ministério Público de Goiás, o município vem deixando de cumprir suas obrigações na área administrativa, saúde e educação e, por isso, a contratação do ator de renome nacional “afronta diretamente os princípios de legalidade, moralidade, eficiência e razoabilidade que regem a administração pública”.

Segundo a Promotoria, o material de seis minutos de duração custaria R$ 197.993,66, e a contratação foi feita sem licitação. O documento aponta ainda que o o município dispensou a licitação por considerar que o serviço contratado seria de “natureza técnica e singular” e o profissional Oscar Magrini, de “notória especialização”. 

LULA É INTERNADO COM LABIRINTITE EM HOSPITAL DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado no sábado (26) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por causa de uma crise de labirintite. Ele fez exames e foi liberado neste domingo (27), segundo informações do hospital.

“O paciente realizou exames que apresentaram resultados dentro da normalidade e foi liberado para a realização de suas atividades normais a partir de hoje [domingo]”, diz boletim médico assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza Galvão.

As equipes médicas que acompanharam o petista são coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Milberto Scaff.
(Foto: Reprodução )

POLÍCIA REGISTRA 2 ASSASSINATOS EM MOSSORÓ E 2 EM BARAÚNA

Mais cenas de horror em Mossoró e Baraúna. Na noite deste dia 26 para o dia 27 de abril de 2014 foram quatro homicídios e dois baleados, sendo que um dos feridos não procurou o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, para cuidar dos ferimentos.

No início da noite do sábado, Jailton Juvino dos Santos, conhecido por Gaguinho, de 35 anos, foi executado na Rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Jardim, perto da sede da Caern, num local conhecido por Alto do Louvor. O assassino teria fugido à pé.

Poucos tempo depois, a PM foi acionada para evitar mais um confronto entre os moradores da Favela do Pirrichil (perto da Ilha de Santa Luzia) com os moradores do Papôco (Planalto 13 de Maio), ambos bairros no Grande Alto São Manoel.

Na abordagem, os policiais foram recebidos a tiros. No revide, Antônio Eduardo de Sousa Lima, de 19 anos, foi alvejado três vezes. Sobreviveu e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Seu quadro de saúde, em função das perfurações de bala, inspira cuidados.
Foto: O Câmera

TIME DO UNILEVER É O MAIOR CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO DE VÔLEI

A Unilever é eneacampeã da Superliga feminina de vôlei 13/14. Neste domingo (27), o time carioca venceu o Sesi-SP por 3 sets a 1 (21/11, 21/12, 13/21 e 21/16), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

A equipe do Rio de Janeiro é a maior vencedora da história da competição e disputou sua 10ª final consecutiva. Time do Unilever é o maior campeão da competição de Vôlei.

JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII SÃO PROCLAMADOS SANTOS EM CERIMÔNIA NO VATICANO

O papa Francisco declarou a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII na manhã deste domingo (27) no Vaticano. Com a presença do papa emérito Bento XVI, a cerimônia foi acompanhada por milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Essa é a primeira vez na história que um papa em exercício e um papa emérito celebram uma missa juntos em público. Em latim, Francisco afirmou que, após consultas, orações e deliberações, “"declaramos e definimos que os abençoados João XXIII e João Paulo II sejam santos e os incluímos entre os santos, decretando que eles devem ser venerados como tais por toda a Igreja". A fala foi recebida com muitos aplausos pela multidão que acompanhava.

De acordo com o Ministério do Interior da Itália, em torno de 1 milhão de pessoas assistiram à missa de canonização. O evento foi acompanhado também por reis, rainhas, presidentes e primeiros-ministros de mais de 90 países.

26 de abril de 2014

ELEITOR TEM ATÉ O DIA 7 DE MAIO PARA TIRAR OU TRANSFERIR TÍTULO

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro Estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.