Páginas

31 de outubro de 2014

PMDB PREPARA FARSA CONTRA REFORMA POLÍTICA

O PMDB prepara no Congresso a "farsa da reforma política". A expressão é usada pelo jornalista Breno Altman, em seu blog . Ele chama de "farsa" as declarações feitas nesta quinta-feira pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assim que deixou a reunião com o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil. "A reforma política é um consenso", disse ele a jornalistas, acrescentando que "tem que ter realmente a participação popular".

Farsa, segundo Altman, em razão da Proposta de Emenda Constitucional 352/2013, projeto costurado pelo PMDB e enviado à Comissão de Constituição e Justiça no dia 28 de outubro, que na visão do colunista, "reafirma os piores aspectos do sistema político-eleitoral. Trata-se de documento que reforça o poder econômico, limita a participação popular e fragiliza os partidos políticos".

O texto da PEC, que traz sete medidas fundamentais, destacadas por Breno Altman em seu artigo, "preserva os pilares do modelo eleitoral herdado da ditadura", afirma. "Não há como esconder, no núcleo fundamental da proposta, o desejo de despolitizar o país (...). São medidas, entre outras, para alargar a influência de correntes centristas, a mais importante delas o PMDB", ressalta.

O jornalista conclui: "O fato é que está emergindo, com ímpeto crescente, uma aliança entre os partidos da direita e o centro oligárquico, mudando o cenário parlamentar dos últimos anos. A farsa encarnada pela PEC 352 é passo estratégico para esta coalizão antipopular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário