Páginas

30 de outubro de 2014

APÓS 60 ANOS DE VIDA POLÍTICA, SARNEY SE APOSENTA MAGOADO COM A DERROTA NAS ELEIÇÕES NO MARANHÃO E NO AMAPÁ

Pela primeira vez em 25 anos de democracia, o Congresso Nacional vai iniciar uma legislatura sem a presença do senador José Sarney (PMDB-AP).

Aos 84 anos, Sarney encerrou sua carreira política depois de concorrer e vencer todas as eleições com voto direto que foram realizadas após a redemocratização do País.

Mas, mesmo sem disputar diretamente as eleições de 2014, o ex-presidente da República saiu derrotado politicamente, sem conseguir eleger o sucessor de sua linhagem política no Maranhão justamente o berço político da família Sarney.

Após cerca de 50 anos de domínio do clã Sarney no Estado, o candidato de oposição, Flávio Dino (PCdoB), foi eleito governador em primeiro turno. Com 1,8 milhão dos votos, ele desbancou Lobão Filho que tinha o apoio da atual governadora, Roseana Sarney, e de todos os aliados políticos da família.

O motivo apresentado para justificar a aposentadoria de Sarney é a saúde debilitada da esposa dele, Marly. Mas, nos bastidores, a informação é de que Sarney encerrou a carreira política para não sofrer a primeira derrota nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário