Páginas

30 de agosto de 2014

HENRIQUE ALVES VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, COM BASE NOS NÚMEROS DO IBOPE

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves(PMDB) será eleito governador do Rio Grande do Norte no primeiro turno. É o que aponta a Pesquisa Ibope realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. 

Henrique lidera com 7% a mais que a soma de todos os outros concorrentes, o que define a disputa eleitoral no dia 5 de outubro. No confronto direto com o segundo lugar, Henrique está 12 pontos à frente do vice-governador Robinson Faria (PSD): 40% a 28%.

Em números absolutos, considerado o total de votantes no Estado, a maioria de Henrique sobre Robinson já ultrapassa 250 mil votos. O levantamento aponta que Simone Dutra(PSTU) e Robério Paulino(PSOL), atingem dois por cento, cada um, enquanto Araken Farias(PSL), obteve 1%. Brancos e nulos totalizaram 17% e 10% disseram que não sabem em quem irão votar ou não responderam.

Henrique é primeiro lugar em todas as pesquisas divulgadas no Rio Grande do Norte no período eleitoral. O Ibope também mostra a consolidação da expectativa de vitória do candidato do PMDB. Na opinião de 50% das pessoas, Henrique será governador, independente do voto de cada uma, enquanto o vice-governador Robinson Faria ficou 23% das indicações. Robério Paulino e Simone Dutra tiveram 1% e Araken Farias não foi citado neste quesito.

Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor responde em quem vota sem apresentação da lista de candidatos, Henrique vence com 21% contra 14% do vice-governador Robinson Faria e 1% de Robério Paulino. Outros candidatos, sem menção específica (1%). Brancos e nulos foram 14% e 48% disseram não saber ou não responderam. Na pergunta com a relação dos concorrentes, a pesquisa estimulada, que ocorre depois da espontânea, Henrique bate Robinson por 40% a 28%.

O Ibope também perguntou em quem o eleitor não votaria “de jeito nenhum” para governador. Os percentuais foram os seguintes: Henrique Alves( 29%), Araken Farias(28%), Robinson Faria(26%), Simone Dutra(22%), poderia votar em todos(18%), não sabe ou não respondeu(17%).

Os principais problemas do Estado, segundo o Ibope, são a saúde pública, para 37% dos entrevistados, a segurança, para 18%, e a educação, com 16% de menções. O desemprego e a falta de abastecimento d’água receberam 6% das indicações dos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário