Páginas

27 de março de 2014

OPOSIÇÃO PROTOCOLOU NESTA QUINTA-FEIRA PEDIDO PARA CRIAR A CPI NO SENADO

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou nesta quinta-feira (27) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras, cujo requerimento de criação foi protocolado pela oposição nesta manhã. O parlamentar, contudo, disse que “agora não há mais o que fazer” e disse que vai marcar a data para leitura do pedido.

A oposição no Senado conseguiu 28 assinaturas - uma a mais que o mínimo necessário - para a criação da CPI, que vai apurar denúncias de irregularidades na Petrobras. Entre os temas a serem investigados está a compra, pela estatal, da refinaria Pasadena, no Texas (EUA). A transação é alvo de apurações no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União e na Polícia Federal por suspeita de superfaturamento

Renan Calheiros, que já vinha criticando a iniciativa da oposição, disse que uma CPI em ano eleitoral “mais atrapalha do que facilita”. “Mas agora não há mais o que fazer”, declarou. A criação da CPI depende agora da leitura do requerimento em plenário, o que ainda não tem data para ocorrer, segundo informou Renan Calheiros. Ele pretende agendar a leitura com os líderes partidários.

Um dos principais articuladores da CPI, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), criticou a pressão do Planalto para que os senadores aliados retirem suas assinaturas. “Não há quem segure as investigações”, disse o possível candidato tucano à Presidência da República ao comentar a intenção do governo de controlar a CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário