Páginas

7 de dezembro de 2013

ATRASO NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO CAUSA PERDA A EMPRESAS

A lentidão na abertura dos canais de transposição do rio São Francisco causou prejuízo a empresários de cidades que tiveram a economia aquecida pela migração de milhares de trabalhadores no auge das obras, de 2007 a 2011.

Após meses de paralisação, as obras estão sendo retomadas aos poucos. No trajeto, há concreto rachado, remendos e mato alto.

Nesses municípios, empresários investiram em negócios, como restaurantes e hotéis, confiando na manutenção do ritmo das obras e na mudança da realidade local graças à oferta de água.

Nenhum deles esperava, no entanto, que as obras seriam paralisadas tão rapidamente e por tanto tempo. Em alguns lugares, o serviço ficou parado por mais de ano.

As obras dos dois canais da transposição começaram em 2007 e deveriam ter acabado no ano passado. O governo federal afirma que concluirá o serviço em 2015. 


Projetos básicos imprecisos exigiram a realização de novas licitações, renegociação de contratos e interrupção do serviço por parte das empreiteiras. Os únicos trechos prontos são dois lotes realizados pelo Exército.


Quando prontos, os canais levarão água do rio São Francisco a quatro Estados (Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).
 

Na foto,trecho com rachaduras e placas caídas em Sertania, interior de Pernanbuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário