Páginas

24 de maio de 2013

INSTITUTO CERTUS: ROBINSON FARIA DERROTARIA ROSALBA NA DISPUTA PELO GOVERNO DO RN

Rosalba e Robinson


Robinson Faria, do PSD, eleito novo governador do Estado com 37 pontos percentuais a mais que a segunda colocada e única adversária, Rosalba Ciarlini, do DEM. Esse foi o resultado da pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto Certus, em parceria com O Jornal de Hoje, e divulgada com exclusividade pelo vespertino.

O vice-governador, se as eleições fossem hoje, alcançaria a marca de 54% das intenções de voto, contra apenas 17% da atual governadora, Rosalba Ciarlini.

É importante ressaltar que a pesquisa considerou apenas esses dois nomes porque Rosalba é a atual governadora e, por isso, naturalmente disputaria a reeleição e Robinson foi o único a assumir sua condição de pré-candidato a governador.

Além de Robinson Faria, algumas pessoas cogitam que Wilma de Faria, do PSB, e as duas lideranças do PMDB, Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal, e Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, seriam outras opções para o Governo do Estado.

Mas os próprios citados não confirmaram essa hipótese. E mais: Garibaldi e Henrique até negaram o interesse de disputar o cargo máximo do Executivo potiguar.

A Certus apontou que os eleitores ainda demonstram certa indecisão tendo como únicas opções Rosalba e Robinson. Mais de 22% disseram não votar em nenhum dos dois e cerca de 5% responderam “não sei” a pergunta “se a eleição para governador do RN fosse hoje e os candidatos fossem estes; em qual deles votaria?”

Rosalba também perderia eleição em Mossoró e no Oeste

A pré-candidatura de Robinson Faria ao Governo do Estado não é superior a de Rosalba Ciarlini à reeleição em apenas uma região do Estado ou entre determinado nível de escolaridade do entrevistado.

Segundo a pesquisa da Certus, a vantagem do pessedista é considerável em todo o Rio Grande do Norte, inclusive, na região de Mossoró, considerado o principal pólo eleitoral de Rosalba Ciarlini e cidade que ela governou três vezes antes de assumir o Governo do Estado.

Na chamada Capital do Oeste e região, Rosalba apareceu com 30% dos votos se a eleição fosse hoje e alcançou sua maior marca entre as regiões do Estado. Contudo, ficou mais de 20 pontos percentuais abaixo de Robinson Faria.

O vice-governador conseguiu 51%. É nessa região Oeste, também, que os eleitores parecem mais decididos entre os candidatos: apenas 14% disseram não votar em nenhum deles.

Mossoró é a cidade em que Rosalba conseguiu uma de seus maiores percentuais de votos quando foi eleita governadora do Estado em 2010, ficando acima dos 80% do eleitorado.

De qualquer forma, considerando as outras regiões do Estado, a vantagem de Robinson Faria sobre Rosalba só aumenta. Na Grande Natal, o vice abriu uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais, chegando aos 51%, contra 11% de Rosalba. E é porque não foi na região metropolitana onde o pessedista teve o maior percentual. Foi na região Leste: 63% dele, contra 18,75% dela.

No Agreste e Trairi, região da cidade de Santa Cruz, Robinson Faria alcançou 61% das intenções de voto, contra 14% de Rosalba Ciarlini. A Central: o “placar” foi de 59% contra 18%. No Seridó: 56,8% contra 15%. E, no Alto Oeste: 50,7% contra 27%.
Com relação à indecisão do eleitorado, Natal e Região Metropolitana é onde os dois candidatos parecem estar menos populares. Afinal, do eleitorado dessa área, quase 32% afirmaram não votar em nenhum dos dois. Essa foi a maior margem demonstrada na pesquisa. Não era para menos.

Na Capital do Estado Rosalba tem o maior índice de rejeição, enquanto Robinson tem aparecido “pouco”, uma vez que concentra suas visitas ao interior do Estado, ouvindo reclamações contra o Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário