Páginas

27 de março de 2013

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO CONFIRMA CANDIDATURA À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Ex- presidente Fernando Henrique Cardoso


O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse à Folha que enviou carta a presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Ana Maria Machado, confirmando sua candidatura a uma cadeira de imortal.

"Depois de tantos amigos insistido comigo tantas vezes, acabei cedendo. Minha reticência sempre foi a de que não sou homem de letras e não queria criar constrangimentos por ter sido presidente da República. Mas agora, passados tantos anos da presidência e mantida, se não mesmo que ampliada, a convicção de vários membros da ABL de que eu deveria juntar-me a eles, acabei por concordar", respondeu ele por email.

A candidatura do ex-presidente à cadeira 36 da ABL será apresentada oficialmente hoje de tarde após sessão em homenagem a seu antigo ocupante, o jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), ex-diretor dos Diários Associados, morto na semana passada.

FHC fez questão de dizer que mantém a disposição de abrir mão da candidatura "se algum dos muitos que têm mais mérito do que os meus quiser se apresentar. Penso especialmente nos que são, de fato, literatos."

O convite ao ex-presidente foi feito por dois membros da ABL, o senador José Sarney, 82, e a escritora Nélida Piñon, 75, na última sexta (22), num restaurante no centro de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário