Páginas

29 de julho de 2012

CONSELHO PROTESTA CONTRA VENDA DE REMÉDIOS FORA DO BALCÃO



O Conselho Federal de Farmácia (CFF) classificou ontem como retrocesso a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de permitir a venda fora do balcão, nas gôndolas e prateleiras de drogarias, de remédios dispensando receita médica. “Disponibilizar qualquer medicamento ao alcance livre da população é um retrocesso, um incentivo à cultura da automedicação do brasileiro e representa, de fato, um risco à saúde da população”, informou o órgão, por meio de nota.

Ainda de acordo com o comunicado, a decisão causou indignação entre os conselheiros, deixando ainda de respeitar a opinião pública. O órgão garante que mais de 70% das manifestações, colhidas por meio de consulta pública realizada em abril deste ano, foram contrárias à liberação da venda dos remédios sem receita fora do balcão da farmácia. Já a Anvisa informou que a maioria das contribuições apontava para reverter a proibição.

“O conselho se manterá firme na luta pela saúde pública, pois entende que dispor os medicamentos isentos de prescrição médica em gôndolas e prateleiras, ao alcance da população, mesmo que nas farmácias, estimula a automedicação e o uso indiscriminado”, destacou na nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário