Páginas

29 de julho de 2011

BRASIL É CAMPEÃO EM DEPRESSÃO

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde, publicado nesta semana pela revista científica BMC Medicine, o Brasil foi apontado como o local onde há mais pessoas com depressão.

O episódio depressivo tem ligação com as condições sociais em algumas das 18 nações avaliadas. Os países foram divididos em dois grupos: alta renda (Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos) e baixa e média renda (Brasil, Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul e Ucrânia). Nos dez países de alta renda, 14,6% das pessoas, em média, já tiveram MDE.

Nos oito países de baixa ou média renda, 11,1% da população teve episódio alguma vez na vida. A maior quantidade nos últimos 12 meses foi registrada no Brasil, com 10,4%. A menor foi a do Japão, país do “harakiri”, com 2,2%.

O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da OMS, que integra e analisa pesquisas epidemiológicas sobre abuso de substâncias e distúrbios mentais e comportamentais. O estudo é coordenado pela Universidade de Harvard, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário